Supera Parque lidera Programa de Empreendedorismo e Inovação na Unaerp

Ulab é uma construção colaborativa voltada para professores, alunos, colaboradores e comunidade externa

Supera Parque - Foto: Divulgação
Continua depois da publicidade

Uma parceria entre a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – e o Supera Parque de Inovação e Tecnologia resultou na contratação do primeiro projeto do Programa SuperaLab Open Innovation – destinado a apoiar e desenvolver ações de empreendedorismo e inovação em instituições de ensino, empresas e governo. A parceria, que teve início em 2019, se traduz na idealização de um espaço de inovação aberta e autossustentável, o Ulab, voltado para professores, alunos, colaboradores e comunidade externa.

“O programa convidou a comunidade interna da Universidade a pensar e considerar diferentes pontos de vista, questionando e ampliando o próprio conhecimento”, explica Denise Arruda, pesquisadora do Supera Parque. “Entendemos que inovação é um movimento humano e que a Instituição dispõe de um corpo docente altamente qualificado e multidisciplinar, mas com necessidade de interagir, trocar experiências e compartilhar ideias”, diz.

De acordo com a equipe do Supera Parque, a proposta apresentada pelo Parque foi a de uma metodologia voltada para a realidade da instituição, com abordagem baseada em práticas que estimulam a criatividade e a curiosidade. “Os participantes estavam abertos a novos aprendizados e se envolveram ativamente nas diversas atividades. Professores, coordenadores, gestores e colaboradores comprometidos com a necessidade de mudanças na universidade trabalharam juntos para propor as primeiras ações rumo à inovação que a Unaerp pode proporcionar para sua comunidade”, revela.

Como resultado do programa, os participantes idealizaram o Ulab, um laboratório de inovação da Unaerp voltado para docentes, alunos e colaboradores, e que possa integrar alunos egressos e empresas.

O Projeto

O projeto foi desenvolvido com o intuito de estimular uma cultura de inovação. “Os docentes entenderam os fatores que permeiam a inovação, desde seu conceito até sua aplicação, percorrendo a reflexão para o protagonismo. Eles foram levados mais intensamente à reflexão sobre questões como: O que é inovação? Como promover inovação na Universidade? O que é uma Universidade inovadora? O que é ser inovador? E como posso ser inovador?”, explica Cicconi.

Os participantes também trabalharam em uma oficina de pitch, onde treinaram a capacidade de síntese e de transformar ideias e reflexões em uma proposta assertiva e atrativa. Eles foram conduzidos à apresentação de uma proposta de ações viáveis para iniciar um laboratório de inovação autossustentável na Universidade.  Além disso, os participantes avaliaram a metodologia, os mentores, o material de apoio e as próprias expectativas.

O desenvolvimento do Ulab na instituição foi o primeiro projeto contratado do Programa do SuperaLab Open Innovation. A iniciativa do Supera Parque é apoiar outras empresas e instituições na elaboração de Núcleos de Inovação estruturados de forma colaborativa e alinhados com a cultura organizacional. “O objetivo é preparar as organizações para acessar as conexões e a expertise do Parque em desenvolver negócios de base tecnológica”, finaliza Cicconi. Além do Eduardo Cicconi, o projeto também foi liderado pelas consultoras Lilian Oliveira e Denise Arruda.

Nenhuma postagem para exibir