Prefeitura anuncia volta às aulas presenciais para o dia 8 de fevereiro

O calendário começará pelo ensino fundamental, e no dia 1 de março, as aulas voltam para a educação infantil; O retorno dos alunos é opcional

0
Números no dia dos professores
Imagem ilustrativa | Foto: Arquivo Grupo Thathi

A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, através da Secretaria Municipal da Educação, anunciou em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (25), no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, a volta às aulas presenciais na rede municipal de ensino para os 45.781 alunos matriculados em 2021. O calendário começará pelo ensino fundamental, no dia 8 de fevereiro, e no dia 1 de março, as aulas presenciais retornam para a educação infantil, inclusive para as conveniadas.

“Seguiremos as normas relativas à covid-19 para o começo do ano letivo, com o uso de EPIs para os alunos, professores e funcionários”, explicou o prefeito Duarte Nogueira. “Quero deixar claro que o retorno dos estudantes para as unidades escolares neste primeiro momento é opcional, cabendo aos pais decidirem”, pontuou o prefeito.

Para o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, o reinício das aulas presenciais está embasada em dados oficiais. “Trabalhamos em conjunto com a Educação e apoiamos o retorno do ano letivo presencial, com base em dados evidenciados na literatura científica, nacional e internacional”.

“O ano de 2020 foi cheio de desafios na área da Educação, onde vivenciamos uma pandemia nunca vista antes, e aprendemos a trabalhar de acordo com ela. O retorno das aulas presenciais tem como base vários estudos, evidenciando o agravamento na aprendizagem dos alunos que já tinham um rendimento baixo, além do comprometimento nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social destes estudantes, que perderam o vínculo diário com seus professores e amigos”, apontou o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

Aulas presenciais

Ainda de acordo com ele, as aulas presenciais seguirão as normas do Plano São Paulo, que dispõe sobre a retomada em consonância com as fases em que as cidades estão. “Ribeirão Preto se encontra na fase laranja do Plano São Paulo e, diante disso, as aulas seguirão o protocolo de até 35% de lotação em suas salas, com a divisão de três grupos, em dias alternados, completando sempre com o ensino remoto, através de videoaulas, aulas ao vivo em TV aberta (Escola na TV), Whatsapp, Facebook, Google Classroom e o centro de mídias da educação São Paulo”.

“No 1º bimestre, teremos uma reparação das habilidades realizadas em 2020, dando sequência à complementação pedagógica. A partir do 2º, 3º e 4º bimestres as atividades já serão desenvolvidas de acordo com o planejamento escolar. Trabalharemos com o atendimento presencial com revezamento, presencial sem revezamento (para os alunos que não tem nenhum tipo de acesso à tecnologia), que serão acolhidos nas escolas, e com o atendimento exclusivamente remoto, para alunos com comorbidades e alunos optantes”, completou o secretário da Educação.

Critérios dos grupos para a volta segura

Ordem alfabética;
Estudantes de mesmo convívio social (irmãos);
Uso de transporte escolar fretado pela Secretaria Municipal da Educação (limitado a 50%);
Os horários de entrada e saída serão deliberados pelos Conselhos de Escola;
Distribuição prévia de crachás coloridos aos estudantes conforme o grupo a que pertencem e;
Máscaras de cores diferentes para alunos de educação infantil.