Idealizadora do Enem abre evento destinado ao setor educacional em Ribeirão Preto

Maria Inês Fini é uma das atrações da Feira Escolha a Escola, que acontece no sábado (28)

Maria Inês Fini, uma das idealizadoras do Enem - Foto: Divulgação/MEC
Continua depois da publicidade

A educadora e ex-presidente do Inep, Maria Inês Fini, vai falar sobre o futuro do Enem – o Exame Nacional do Ensino Médio – na Primeira Feira Escolha a Escola, neste sábado (28) no Centro de Eventos do Ribeirão Shopping. A cerimônia de abertura está marcada para às 10h30 com a palestra da idealizadora do Enem.

Fini coordenou o trabalho de criação do Exame em 1998, a pedido de Paulo Renato Souza, ministro da Educação do governo Fernando Henrique. Até 2002, presidiu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que passou a ser responsável pela elaboração e aplicação do exame.

Maria Inês voltou ao cargo em 2016, no governo  Michel Temer (MDB) e foi exonerada em janeiro deste ano pelo presidente Jair Bolsonaro (PSC).

Futuro do Enem

Maria Inês Fini acredita que, apesar de todas as indefinições no Ministério da Educação, o Enem 2019 está garantido e não corre riscos. O Exame Nacional do Ensino Médio está marcado para os dois primeiros domingos de novembro (03 e 10/11).

Mesmo afastada do processo de realização do Enem, Maria Inês Fini acompanha e diz confiar no trabalho do corpo técnico que realiza a maior prova do país, responsável por abrir portas em universidades públicas e privadas.

“O Enem é um exame cercado de toda a segurança e tenho certeza que este ano não teremos problemas de vazamentos como já aconteceram em outras ocasiões”, afirma a educadora. Ela ressalta que a Polícia Federal já está com um esquema pronto para garantir que não haja surpresas antes, durante e depois da prova.

Feira da Educação

A proposta da Primeira Feira Escolha a Escola é oferecer uma programação de palestras sobre educação no auditório para 700 pessoas e também um espaço onde vão estar instalados estandes de instituições de ensino infantil, fundamental, médio e superior. A entrada em todos os espaços da feira é gratuito, das 10h às 22h.

A única palestra paga do evento é a do professor Clóvis de Barros Filho. Um dos maiores pensadores brasileiros, contemporâneo de Mário Sérgio Cortella e Leandro Karnal, vai falar às 17h sobre Liberdade e Iniciativa. Os ingressos custam R$ 75 e podem ser adquiridos no site e no local do evento.

Nenhuma postagem para exibir