Escolas municipais recebem quase 47 mil alunos no início do ano letivo

Volta às aulas ocorreu nesta quarta-feira, dia 5 de fevereiro, nas 108 escolas da rede municipal

Alunos da rede municipal durante aula - Foto: F.L. Piton

Nesta quarta-feira (5), as 108 escolas da rede municipal de ensino receberam 46.916 alunos para o início do ano letivo de 2020. Deste total, 23.541 são do Ensino Infantil, 21.877 do Ensino Fundamental e 1.498 de Educação de Jovens e Adultos. Além disso, 2.859 estudantes correspondem às 22 escolas conveniadas, cujas aulas foram retomadas segunda-feira (3).

O secretário informou que 15 unidades passaram por reformas para receber os alunos e houve, ainda, contratação de professores temporários e efetivos para a rede municipal.

“Seguimos, como em 2019, trabalhando para garantir aos nossos alunos o melhor proveito possível. Só no início deste ano, chamamos 270 professores temporários que já atribuíram aula e devem assumir as salas nos próximos dias”, afirmou o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

Contratações

No dia 31 de janeiro, foram contratados 101 professores temporários, sendo PEB II, PEB III de Ciências Físicas e Biológicas, PEB III de Língua Portuguesa, PEB II de Matemática e PEB III de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Uma semana antes, o prefeito autorizou o chamamento de 158 professores temporários, sendo dez PEB I, 70 PEB II, oito PEB III de Língua Portuguesa, 11 PEB III de Matemática, quatro PEB III de Geografia, quatro PEB III de Ciências Físicas e Biológicas, 26 PEB III de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

“Além disso, a Secretaria da educação abrirá, nos próximos dias, um processo seletivo para contratar 17 PEB III intérpretes com domínio na comunicação em LIBRAS e oito PEB III deficientes auditivos, também com domínio em LIBRAS”, concluiu o chefe da pasta.