Escola na TV tem mais de 11 mil visualizações no primeiro dia de transmissão

Programa vai ao ar na TV Câmara de segunda a sexta-feira, com veiculação simultânea no Facebook e Youtube pelo canal Escola na TV Ribeirão Preto

0
Imagem ilustrativa do programa Escola na TV - Foto: Divulgação

Com mais de 8,9 mil visualizações na página do Youtube e 2,6 mil no Facebook, teve início nesta segunda-feira (3) a transmissão do programa Escola na TV. As teleaulas atenderão os cerca de 47 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O primeiro dia foi marcado por atividades físicas para alunos da Educação Infantil; cultura brasileira e lendas para os anos iniciais do Ensino Fundamental; alimentação saudável para os 4º e 5º anos do Fundamental I, aulas de Inglês para alunos do 6º ao 9º ano do Fundamental II e alfabetização e geometria para a Educação de Jovens e Adultos.

O programa irá ao ar de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na TV Câmara, pelo canal 31.4 da TV digital, e pela página Escola na TV Ribeirão Preto no Facebook e no Youtube. A parceria visa oferecer atividades complementares devido a suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus, no último mês de março.

“Nossos professores e equipe pedagógica se uniram para tornar esse projeto realidade e, assim, oferecer um conteúdo complementar às atividades de ensino remoto durante a pandemia. Essa iniciativa é fundamental para garantirmos acesso mais democrático às atividades escolares remotas, para fazer com que os estudantes mantenham o hábito dos estudos. E a TV é um veículo de comunicação que proporciona maior acesso, ainda mais em um canal aberto como a TV Câmara”, disse o prefeito Duarte Nogueira.

A gravação e transmissão ocorrerão nos estúdios da TV Câmara, tanto com aulas ao vivo, com possibilidade de interação simultânea entre alunos, professores e até mesmo familiares, quanto com conteúdos gravados cedidos por parceiros da Secretaria da Educação, como o Centro de Mídias, do Governo do Estado, e o projeto Vamos Aprender, da Fundação Lemann.

A grade de programação será separada por etapa de ensino e trabalhará com os temas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e temas transversais. As teleaulas contarão, ainda, com o apoio de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Para envio de dúvidas de pais e alunos, bem como compartilhamento de conteúdo, foi criado um canal de Whatsapp por meio do número (16) 3977-9109.

De acordo com o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, a parceria será mantida no período pós-pandemia como alternativa para oferecer atividades pedagógicas complementares, mitigando e corrigindo as consequências da defasagem na aprendizagem dos alunos da rede municipal durante o período de distanciamento social.

“O objetivo é oferecer conteúdo educacional de qualidade para ser veiculado na TV aberta como estratégia de atingir a maior quantidade de alunos possível durante o ensino remoto. As teleaulas estão alinhadas com o referencial curricular do município e o nosso objetivo é oferecer igualdade de condições para o acesso ao ensino, garantir a permanência do aluno na escola, orientar famílias e auxiliar alunos na realização das atividades escolares, bem como fortalecer o vínculo entre escola, alunos e famílias”, disse o Secretário.

Ensino remoto

As aulas presenciais da rede municipal de ensino foram suspensas em 23 de março, após publicação do decreto de estado de calamidade pública, que interrompeu o funcionamento dos serviços não essenciais devido à pandemia do novo coronavírus. A partir daquela data, as escolas municipais adotaram a modalidade de ensino remoto, numa parceria entre diretores e vice-diretores, coordenadores pedagógicos, docentes e Secretaria para planejar ações e atividades.

O Programa Escola na TV soma com as parcerias firmadas com o Google for Education e com o Centro de Mídias, do Governo do Estado de São Paulo, que possibilitam outras ferramentas de transmissão e realização das atividades pedagógicas não presenciais. Os estudantes que não têm acesso à internet, ou mesmo celular ou computador para acompanhar as atividades, têm a opção de retirar os conteúdos impressos na escola.

Programação de terça-feira (4):

•    8h – 8h30: Abertura
•    8h40 – 9h: Educação Infantil | Cantando e brincando com os três porquinhos
•    9h10 – 9h55: Ensino Fundamental I (anos iniciais) | Reciclagem
•    10h05 – 10h50: Ensino Fundamental I (4º e 5º anos) | Matemática: aprender brincando
•    11h – 11h45: Ensino Fundamental II (6º e 7º anos) | Matemática: frações
•    11h55 – 12h25: EJA I (Alfabetização) | Alfabetização e empreendedorismo
•    12h35 – 13h05: EJA II (6º ao 9º ano) | Vacinas
•    13h15 – 14h: Ensino Fundamental II (8º e 9º anos) | Matemática: equação de 1º grau