Manifestante durante evento em Ribeirão Preto: protestos acontecem nesta terça-feira - Foto: Redes Sociais

Professores e militantes da causa da educação se reúnem hoje, a partir das 10h, na porta da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto. Haverá também manifestações às 14h, na esplanada do Teatro Pedro II, e às 16h, na Praça XV. Os eventos integram o Dia Nacional de Luta da Educação.

O objetivo da manifestação é em defesa da educação, previdência, trabalho, salário e saúde pública. Haverá protestos contra o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), e contra a política do governo Jair Bolsonaro (PSC).

Segundo Fábio Sardinha, diretor regional da Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp), no período da tarde ocorrerão atividades culturais e aula pública ministrada por professores da Universidade de São Paulo (USP), além de panfletagem.

“Depois, por volta das 16h, haverá exposições de trabalho e debates no espaço Universidade vai à Praça. Também será avaliada durante os eventos a possibilidade de haver uma marcha no Centro”, , conta Sardinha.

Protesto

Mais de 150 municípios de todo o Brasil estão com atos programados para esta terça-feira (13) como parte da Jornada de Luta Pela Educação. Os principais alvos dos protestos são o programa do governo federal “Future-se” – que pretende terceirizar o financiamento do setor –, os cortes no orçamento da educação e a reforma da Previdência, que está em tramitação no Senado. Ao todo, 26 dos 27 estados já confirmaram manifestações.