Empresários estão otimistas com vendas do Dia das Crianças

Segundo economista da Acirp, expectativa deve-se ao crescimento da economia e à liberação dos recursos do FGTS

Com expectativa de boa venda, comércio aguarda Dia das Crianças - Foto: Reprodução/Grupo Thathi de Comunicação

Os empresários estão otimistas com as vendas do Dia das Crianças. Segundo pesquisa da Boa Vista, realizada com 430 empresários em todo o país, 83% deles acreditam que as compras para 12 de outubro serão iguais ou maiores que as do ano passado.

Para Gabriel Couto, economista da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), a expectativa reflete o crescimento da economia em relação ao mesmo período de 2018 que, apesar de baixo, deve resultar em vendas superiores ao observado no Dia das Crianças do último ano.

“No Dia das Crianças de 2018, o cenário era de profunda incerteza relacionada à corrida eleitoral, o que não ocorre agora. Assim, é provável que o desempenho do comércio seja ligeiramente superior em 2019. Soma-se a estes fatores a liberação dos recursos do FGTS, que pode ajudar a elevar os gastos na data, ainda que de maneira tímida”, explica o economista.

A pesquisa Perspectiva Empresarial também constatou que 14% dos empresários irão contratar mais mão de obra para atender a demanda de vendas nesta data. Sendo que entre os empresários mais otimistas este percentual sobe para 25%.

Entre as estratégias para impulsionar as vendas, 44% informaram que facilitarão o pagamento por meio de opções de parcelamento. Outros 36% informaram que irão explorar a concessão de descontos e 20% oferecer promoções, como do tipo leve dois e pague um, ou compre um produto e leve outro de graça.

Representatividade

Para três em cada cinco empresas o Dia das Crianças representa um movimento de até 5% frente à receita anual comparada as demais datas comemorativas. A pesquisa apontou ainda que para 29%, a representatividade das vendas do Dia das Crianças no faturamento anual representa menos de 1%. Para 23%, representa de 5% a 10%. Para 8%, de 10% a 15% do faturamento e para outros 8%, as vendas na data significam mais de 15% do faturamento anual do seu respectivo negócio.

Comércio e Serviços são os mais otimistas em relação às vendas para o período. 45% dos empresários em ambos os setores acreditam no aumento das vendas em 2019, na comparação com o ano anterior. Por outro lado, 33% da Indústria apostam neste crescimento. 

Poucas empresas preveem a contratação de mão de obra para apoiar na produção e no comércio neste Dia das Crianças. No comércio varejista e/ou atacadista 13% têm perspectiva de contratação. Na indústria, 11% e, em Serviços, 15%.