Startup de Ribeirão entra para lista das 100 empresas mais promissoras e inovadoras do Brasil

Ligada ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia, Onkos desenvolve exames genéticos para oncologia

0
Marcos Santos, da Onkos - empresa entre as mais inovadoras - Foto: Divulgação

A Onkos, startup ligada ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia, de Ribeirão Preto, entrou para a lista das 100 mais promissoras e inovadoras do país, de acordo com o ranking 100 Startups to Watch. A lista foi atualizada pela Época NEGÓCIOS e Pequenas Empresas & Grandes Negócios e foi divulgada no último dia 7, com objetivo de reconhecer startups altamente escaláveis, que merecem a atenção de investidores, aceleradoras, governos e grandes empresas.

A startup foi criada em 2015 e trabalha com o desenvolvimento de diagnósticos moleculares voltados à oncologia. “Estar entre as 100 é motivo de orgulho e reconhecimento, já que há grandes nomes na lista, inclusive candidatos a Unicórnios. Significa um reconhecimento não só dos nossos clientes e parceiros, como também do mercado”, avalia Marcos Santos, CEO da empresa.

Para Santos, estar em um ambiente de inovação como o Parque Tecnológico, foi definitivo para o prêmio. “O Supera Parque é, sem sobra de dúvidas, um impulsionador do nosso sucesso porque está desde o início conosco dando o suporte necessário. O prêmio nos dá um novo gás e reafirma que estamos no caminho certo”, diz.

A empresa é responsável pelo desenvolvimento do exame mir-THYpe, uma solução que une Biologia Molecular e Inteligência Artificial que foi capaz de diminuir em até 72% o número de cirurgias para remoção da tireoide que acontecem de forma desnecessária. O exame genético é destinado para pacientes com nódulos de tireoide indeterminados e, só em 2019, evitou que mais de 300 cirurgias desnecessárias fossem realizadas, gerando também economia ao sistema de saúde.

Seleção

Supera Parque – Foto: Divulgação

A seleção para o ranking 100 Startups to Watch contou com a participação de 1972 empreendedores, selecionados a partir do preenchimento de um formulário com 85 questões que investigaram o potencial de inovação, tração comercial, tamanho da equipe e captação de investimento das empresas.

Do total de inscritos, 1300 empresas foram aprovadas para a avaliação técnica, que contou com a participação de 50 especialistas da consultoria EloGroupe. 200 empresas foram classificadas para a final, depois de terem sido avaliadas quanto ao grau de inovação, potencial de mercado, negócio, equipe e maturidade da solução.