Anvisa libera serviço de bordo em voos nacionais

Companhias aéreas que operam no aeroporto de Ribeirão Preto já confirmaram a adesão à mudança nas próximas semanas

Voos que partem ou chegam em Ribeirão Preto devem contar com o serviço nas próximas semanas

Companhias aéreas que operam voos domésticos no país (Azul, Gol e Latam) voltaram a oferecer serviço de bordo em voos nacionais após uma decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que liberou a retirada de máscara no avião apenas no momento de alimentação. Decolando do Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, localizado na Zona Norte de Ribeirão Preto, a Gol Linhas Aéreas mantém um voo diário para São Paulo. Já a Latam, opera cinco voos semanais entre Guarulhos e o município.

Por outro lado, Ribeirão Preto enfrenta um momento de alerta na pandemia. Em comparação ao mês de abril deste ano, o município apresentou aumento de mais de 400% nos casos confirmados de Covid-19 em maio. “Não deveria ter sido liberado. Uma medida dessas só seria cabível depois do controle da Covid-19. É completamente incompreensível”, critica o médico infectologista, Ulysses Strogoff.

A decisão de liberar foi tomada em uma reunião durante o dia 12, e os serviços passaram a ser retomados a partir do dia 23 de abril à critério das companhias. Em nota, a Azul informou que retomaria o serviço imediatamente, enquanto a Latam preferiu voltar a oferecer o serviço em 1 de junho. A Gol irá retomar o serviço gradativamente, começando com voos saindo de Guarulhos e Congonhas, expandindo para o Rio de Janeiro e atingindo 100% dos voos em 16 de junho.

O CEO da VoePass Linhas Aéreas, Eduardo Busch, explica que antes da liberação as companhias eram autorizadas a servirem apenas água sob a demanda do passageiro, sem oferecer a todos como era feito pré-pandemia. “Estamos trabalhando para voltar a oferecer o mesmo nível de serviço aos passageiros, acredito que esse seja nosso maior desafio agora”, explica Busch.

Em meio às incertezas sobre a pandemia, o aeroporto de Ribeirão Preto deve ficar ainda mais movimentado. A Gol terá até dois voos diários para Guarulhos a partir do dia 15 de julho.

Confira a reportagem da TV Thathi sobre o tema:

Por André Bettarello

Nenhuma postagem para exibir