Municípios com piores índices de isolamento social serão excluídos da reabertura comercial

De acordo com o governo do estado, Ribeirão Preto está na lista negra das cidades com piores números do último final de semana

Governador de São Paulo João Dória - foto: Divulgação

O governador do estado de São Paulo João Dória (PSDB) afirmou, na última segunda-feira (4), que cidades com os piores índices de isolamento social estarão de fora da reabertura comercial prevista para o próximo dia 11. 

Ribeirão Preto está na lista negra das cidades com os piores números de isolamento social do último final de semana. “Não havendo o índice superior a 50%, as cidades estarão automaticamente excluídas de qualquer flexibilização”, disse o governador após ler a lista de cidades com os piores índices.

O índice de isolamento é calculado por meio de dados de telefonias móveis, que são vendidos ao governo por meio de um acordo realizado entre o empresário e as companhias telefônicas.

Segundo o decreto municipal do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), divulgado no dia 27 de abril, está permitida a reabertura facultativa do comércio a partir do dia 11 de maio. A única mudança do decreto é em relação ao Grupo 1 de Serviços Essenciais, que, após a reabertura, foi feita uma denúncia no Ministério Público, que acabou encerrando as atividades.

Lista Negra

Confira a lista das cidades com o pior resultado no último final de semana citadas durante a entrevista coletiva desta segunda (4):

Sorocaba, Jundiaí e Americana: 50%

Assis, Itapeva, Sumaré, Itatiba, Piracicaba, Santa Barbara d’Oeste e Barueri: 49%

Marília: 48%

Matão e Ribeirão Preto: 47%

São José do Rio Preto, Bauru e Araraquara: 46%

Limeira: 45%

Araçatuba, Presidente Prudente e Catanduva: 44%

Ainda segundo o levantamento do governo, Ribeirão Preto atingiu, em abril, o menor índice de isolamento no dia 29, com 40%. Já no domingo (5) o índice subiu para 53%.

O município, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado ontem (4), tem 300 casos confirmados de Covid-19 e oito mortes.

Nenhuma postagem para exibir