Mais de um terço da população de Ribeirão está endividada; confira opções de crédito

cartório
Governo consultou bancos sobre modelagem do programa |Foto: Divulgação

Desemprego, gastos emergenciais, compras por impulso… Existem diversos motivos que podem levar ao acúmulo de dívidas. Em Ribeirão Preto, dados da Serasa Experian mostram que mais de 230 mil pessoas estão endividadas, o que representa mais de um terço da população da cidade. No Brasil todo, esse número supera os 30 milhões de pessoas.

 

Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostram que o valor médio de endividamento do brasileiro é de R$ 3.2 mil. Cerca de 15% dos endividados, devem em torno de R$ 500 – valor que poderá ser sacado das contas ativas e inativas do FGTS, de acordo com a proposta do Governo.

Para sair do vermelho, é possível optar por outras alternativas, lembrando que o primeiro passo sempre deve ser a organização (e o planejamento). Para Rogerio Cardozo, CEO da Simplic – fintech que possui mais de 3 milhões de clientes cadastrados, uma boa opção para quitar as contas e ainda “preservar” o Fundo de Garantia é optar por um empréstimo. 

De acordo com levantamento da Simplic, cerca de 55% dos brasileiros que solicitaram crédito em 2018 afirmaram que iriam usar o dinheiro para pagar contas ou quitar dívidas. “O empréstimo tem de ser um organizador financeiro, um aliado. Antes de solicitar qualquer crédito, o ideal é colocar todos os débitos na ponta do lápis, calcular o valor devido e, assim, solicitar um empréstimo que o ajude a organizar as finanças, sem que as parcelas pesem no bolso”, explica.

Sem burocracia

Segundo pesquisa recente do Google, quando o assunto é serviços financeiros, os brasileiros se mostraram mais satisfeitos com as fintechs: cerca de 71% das pessoas afirmaram que estão contentes com as soluções dos “bancos digitais”. Um dos motivos é a desburocratização dos serviços bancários. Essas instituições, como o banco Inter, a própria Simplic e o Nubak, entre outros, possuem como diferencial a rapidez e a facilidade na aprovação do crédito – sujeito a análise -, inclusive, para negativados e trabalhadores informais, além do dinheiro na conta em até 24 horas. 

“Na Simplic nosso objetivo é facilitar a aprovação de crédito de forma segura e inovadora para todos que necessitam do dinheiro em pouco tempo. O processo é bem simples: o cliente faz a simulação de crédito no site da empresa, se cadastra e envia seus documentos por e-mail. O retorno da aprovação do crédito é geralmente enviado em até 48 horas para o e-mail cadastrado, podendo chegar antes do prazo previsto”, finaliza Rogério Cardozo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS