Gás natural fica mais barato na região noroeste do Estado de São Paulo

Reajuste extraordinário realizado pela Arsesp traz redução nas tarifas de todos os segmentos

Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira, 1 de junho, o gás natural ficará mais barato na região Noroeste do Estado de São Paulo. O reajuste extraordinário publicado pela Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) por meio da deliberação nº 997 no dia 27 de maio, ajusta o preço do gás natural de acordo com cada um dos segmentos de mercado – industrial, residencial, comercial e automotivo.

Com a atualização, indústrias que consomem até 50.000 m³ por mês terão redução da tarifa entre -7,7% e -9,9%. Para as indústrias com consumo acima de 50.000 m³ por mês, a redução variará entre -11,1% e -12,7%. Para os mercados residencial e comercial, o reajuste, dependendo do perfil do consumo, será de até -7%. O gás natural veicular (GNV) terá uma redução de R$ 0,34, com impostos.

De acordo com a Arsesp, a redução da tarifa é resultado das medidas de enfrentamento dos impactos causados pela pandemia de coronavírus. “A Arsesp vem buscando aprovar medidas que contribuam com o enfrentamento dos impactos causados pela COVID-19, ao mesmo tempo que prevê a estrita observância do contrato de concessão, a sustentabilidade e equilíbrio econômico-financeiro das concessões e a modicidade tarifária. Com a queda nos preços do gás cobrados pelo supridor e a expectativa de que estas reduções seriam repassadas aos usuários mais a frente, a ARSESP antecipou este repasse”, explica Edgar Perlotti, Superintendente de Análise Econômico-Financeira da Arsesp.

Benefícios do gás natural

O gás natural canalizado é um combustível seguro, econômico e versátil, que apresenta diversas vantagens tanto para condomínios residenciais quanto para o comércio, a indústria e veículos automotivos. Nos edifícios residenciais, por exemplo, a utilização do gás natural vai além das aplicações convencionais em fornos, fogões e chuveiros, podendo ser utilizado inclusive nas áreas comuns dos condomínios em piscinas, saunas, dentre outros. No comércio e na indústria, ele também pode ser utilizado de diversas formas, inclusive em processos de produção e finalização ou ainda em máquinas e equipamentos específicos, se apresentando como uma fonte de energia mais eficiente por manter suas características físico-químicas sempre constantes. O gás natural também apresenta muitas vantagens no uso veicular, onde é conhecido como GNV (gás natural veicular), o combustível mais econômico para utilização em automóveis, veículos de aplicativos, de carga e transporte e frotas de empresas e de ônibus.

Outras vantagens do gás natural são o fornecimento ininterrupto, sem necessidade de estocagem de combustível, aumentando a segurança, liberando espaços para outras utilidades e eliminando a preocupação se vai faltar; o aproveitamento total, sem perdas residuais, além do atendimento técnico 24 horas por dia, todos os dias do ano¬. O gás natural ainda contribui com a melhoria da mobilidade urbana por independer de transporte rodoviário e apresenta o menor impacto ao meio ambiente por ser uma fonte mais limpa, sendo considerado uma energia de transição para uma economia de baixo carbono.

Nenhuma postagem para exibir