Em meio à pandemia, startup de Ribeirão Preto ganha mercado na América Latina

Plataforma de gestão de despesas corporativas VExpenses cresceu 50% entre os meses de abril e setembro; a estimativa é que o faturamento cresça mais 30% até dezembro

Supera Parque - Foto: Divulgação

Em meio ao cenário econômico de crise, gerado pela pandemia causada pelo coronavírus, uma startup de Ribeirão Preto conseguiu acelerar os negócios e ganhar o mercado internacional, conquistando clientes na América Latina. A VExpenses – plataforma de gestão de despesas corporativas cresceu 50% entre os meses de abril a setembro de 2020.

De acordo com Thiago Campaz, sócio-Diretor da startup, atualmente, a empresa atende 1 mil clientes em 25 estados brasileiros, e em outros seis países, sendo eles: Argentina, Chile, Colômbia, México, Bolívia e Paraguai. “A estimativa é que o faturamento cresça mais 30% até dezembro”, diz.  No portfólio da startup estão empresas de presença global, nacional e até mesmo regional, como é o caso do Grupo Bild e Vitta, Santa Helena e Ourofino Agrociência.

Ligada ao Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, a startup gera economia para seus clientes através de um software que elimina a necessidade do armazenamento de recibos e comprovantes físicos de despesas de viagem, otimizando o processo de reembolso corporativo, em itens como alimentação, hospedagem e estacionamento. “São muitos benefícios de economia para as empresas que utilizam o nosso software, principalmente no ganho de tempo nos relatórios de despesas e a redução dos valores gastos em despesas dos colaboradores”, explica Thiago.

Campaz relata que muitas empresas, independentemente do tamanho, ainda fazem o processo manual, reunindo recibos e inserindo um a um no sistema ou em uma planilha – um processo demorado e suscetível a falhas que impactam o financeiro. De acordo com dados da startup, a estimativa é de que cada funcionário que viaja a trabalho gasta cerca de seis horas por mês com relatório de despesas.

“O sistema desenvolvido pela VExpenses é rápido e intuitivo de usar tanto para o colaborador como para o gestor. No final, todos ganham porque há uma grande agilidade de informações se comparado ao processo manual, otimizando, principalmente, o trabalho do colaborador que pode dedicar seu tempo a outras tarefas de maior valor para a companhia”.

Como funciona

O sistema é simples de usar: após ter um gasto, o funcionário apenas tira uma foto do recibo com a câmera do celular. O próprio sistema reconhece os dados da nota e preenche o formulário automaticamente. Depois, os gastos são encaminhados para os responsáveis pela aprovação e, em seguida, integrados ao sistema financeiro da empresa.

“O sistema é capaz de verificar sozinho se há itens proibidos entre as despesas, como bebidas alcoólicas, por exemplo.  Também analisa se o gasto está dentro da política da empresa”, explica Campaz.

Como resultado, a plataforma é capaz de reduzir em 88% o tempo total do processo; 10% de redução no valor de despesas de funcionários e 70% de redução no tempo para o funcionário ser reembolsado.

Thiago Campaz, da VExpenses – Foto: Divulgação

Nenhuma postagem para exibir