Compras e vendas de imóveis têm crescimento acima de 20% em 2020, aponta Acirp

Levantamento indica preferência por segurança na hora de investir, segundo Vicente Golfeto

Continua depois da publicidade

Apesar da recessão imposta pela pandemia de Covid-19, o mercado de imóveis em Ribeirão Preto durante o ano de 2020 registrou alta e segue aquecido. O setor movimentou R$ 2,2 bilhões de janeiro e outubro, o que representa um crescimento de 22,85% em comparação ao mesmo período de 2019, quando foi registrado total de R$ 1,8 bilhão. Os dados são da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp).

Na prática, os dados indicam que os ribeirão-pretanos optaram por investir em imóveis em uma época de incertezas geradas pela crise. A avaliação é do do Instituto de Economia da entidade, Antonio Vicente Golfeto. “Quando se faz um investimento, leva-se em consideração a segurança, a liquidez e a rentabilidade. O imóvel, em termos de segurança, é absoluto”, considera Golfeto.

A realidade de Ribeirão Preto acompanhou uma tendência nacional. De acordo com a pesquisa “Indicadores Imobiliários Nacionais”, o Brasil registrou aumento de 8,4% nas vendas de imóveis novos nos primeiros nove meses de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019.

O estudo, desenvolvido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), aponta ainda que as vendas no terceiro trimestre, em comparação ao segundo trimestre deste ano, subiram 57,5%. Já na comparação com o terceiro trimestre de 2019, o aumento foi de 23,7%.

Mais dados

Ainda segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o número de imóveis financiados no primeiro semestre de 2020 foi 35,2% superior em relação ao ano passado.

O cenário favorável ao setor de imóveis é um reflexo direto da redução da taxa Selic, que chegou a 2% em agosto, seu menor percentual da história. Essa condição abriu mais ofertas de crédito imobiliário e, segundo Golfeto, tornou mais seguro o investimento em imóveis.

Nenhuma postagem para exibir