Cervejaria de Bonfim Paulista tem rótulos premiados em competição mundial

Cervejaria Walfänger tem seis rótulos premiados no World Beer Awards; premiação é considerada o Oscar da cerveja artesanal

0
Cervejaria Walfänger tem cervejas premiadas no World Beer Awards. Foto: Thiago Gomes

Seis rótulos da Cervejaria Walfänger, de Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto, foram premiados no World Beer Awards, uma das competições cervejeiras mais importantes do mundo e considerado o Oscar da cerveja artesanal mundial, na última quarta-feira (7). Além das melhores do mundo, o concurso classifica as melhores cervejas por país, segundo cada estilo.

O concurso é realizado por etapas. Primeiro as cervejas são avaliadas em uma etapa regional, em que se elege a melhor do país em cada categoria, assim como as Medalhas de Ouro, Prata e Bronze. Depois, as melhores cervejas de cada país competem entre si para que sejam determinadas as melhores do mundo em cada estilo. Esta última etapa aconteceu na quarta-feira (7), em Londres, no Reino Unido.

Três cervejas ganharam como Country Winner Brazil, premiação acima da Medalha de Ouro e representarão o Brasil como as melhores cervejas de seus estilos, na etapa mundial, em Londres. Os rótulos premiados são Walfänger W Pilsner, na categoria Lager Classic Pilsener, Walfänger Helles, na categoria Helles/Münchner e Sebastian, estilo Düsseldorf Altbier, na categoria Altbier.

A cerveja sazonal de guarda Vennbahn, estilo Doppelsticke, ganhou a Medalha de Prata na categoria Dark Beer Strong e a Walfänger Doppelbock e Sigmund, estilo Vienna Lager, ganharam a Medalha de Bronze, nas categorias Strong Lager e Vienna Lager, respectivamente.

Para Caio Balieiro, sócio-diretor da Cervejaria Walfänger a premiação é o resultado de um esforço conjunto para fabricação das cervejas de qualidade e dentro do padrão dos estilos que é produzido.

“Estamos muito felizes porque o mercado de cervejas no Brasil é excelente e se qualifica cada vez mais, por isso, ser novamente premiado nesse concurso, que é um dos mais respeitados do mundo, com três rótulos sendo considerados os melhores do país dentro de seus estilos, além das Medalhas de Prata e Bronze é extremamente importante para nós, que buscamos produzir cervejas com excelência”, afirma Caio Balieiro.

Conheça as cervejas premiadas

German Pilsner
Essa cerveja possui sabor levemente maltado, com aroma lupulado floral elegante originário de lúpulos alemães. Seu amargor é agradável, tornando a bebida refrescante. De corpo leve, cor dourada e espuma branca persistente, é fácil de beber. Tem graduação alcoólica de 4,8% e 19 IBU.

Sebastian
Rótulo que compõe a linha Trigênios, é uma cerveja estilo Düsseldorf Altbier, amarga e equilibrada por uma pronunciada riqueza de malte. Tem aroma limpo, mas também robusto e complexo, resultado da combinação do malte, lúpulos nobres e ésteres frutados. Sua cor vai de âmbar claro até o bronze profundo, com limpidez brilhante e colarinho quase branco, espesso, cremoso e de longa duração. Com 33 IBU, tem graduação alcoólica de 5,2%.

Munich Helles
Rótulo que faz parte da linha Clássica, é uma cerveja dourada e brilhante, de baixa fermentação. Sua grande característica é o equilíbrio entre o leve dulçor do malte e o amargor do lúpulo, o que a torna refrescante e com boa drinkability. Com IBU de 18, tem teor alcoólico de 4,9%

Sigmund
Cerveja estilo Vienna Lager, que integra a linha Trigênios, é caracterizada pela fermentação neutra e pelos aromas levemente maltados que lembram pão tostado e biscoito. O amargor é médio/baixo, de coloração acobreada e aspecto brilhante, com carbonatação moderada e espuma persistente. Apresenta IBU 23 e 5,2% de teor alcoólico.

Vennbahn
Primeira cerveja de guarda da Walfänger, é uma Doppelsticke envelhecida em barris de carvalho por 18 meses. De estilo considerado raro, com 10,5% de álcool e coloração vermelho escuro, é uma Altbier mais maltada, com amargor equilibrado e um leve frutado proveniente da fermentação. Por ser maturada, tem aromas típicos dessa guarda em madeira.

Doppelbock
Cerveja premiada com a Medalha de Ouro no estilo Lager Styles – German Style Doppelbock, promovido pelo Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau (SC), em 2017, trata-se de uma cerveja forte e escura, que faz parte da linha clássica da Walfänger. Criado por monges, em Munique, esse estilo possui forte gosto de malte, doçura leve e sabores mais tostados e frescos. Da família Lager e de coloração âmbar profundo, é uma cerveja encorpada com 7,9% de teor alcóolico.