Acirp dá início a projeto de qualificação empresarial

Cursos, consultorias e treinamentos, voltados a associados da entidade, visam auxiliar os empresários a superarem a crise da pandemia e buscarem novos negócios

Curso oferece formação a empresários - Foto: Divulgação

Com objetivo de auxiliar no crescimento dos negócios e melhoria da gestão empresarial, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) dá início ao projeto de qualificação empresarial que envolve cursos, consultorias e treinamentos voltados aos associados da entidade e deve será realizado entre julho de 2020 a fevereiro de 2021.

O projeto, desenvolvido pelo Departamento de Educação Empresarial e Programa Empreender da Acirp, contou com investimento de R$ 360 mil obtidos por meio de parceria com a Federações das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Diante de uma crise tão devastadora para os negócios, nós da Acirp estamos o tempo todo buscando formas de ajudar os associados com informações e qualificação adequada para os desafios enfrentados. A iniciativa é mais uma maneira da entidade ajudar a economia da cidade e a manutenção dos empregos”, comenta Dorival Balbino, presidente da instituição.

Ao todo serão oferecidos 44 cursos em benefício de 520 empresas associadas, com capacitação de 660 pessoas, entre empresários e colaboradores, além de 1.760 horas de consultoria empresarial. O projeto é voltado a micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais associados da entidade, em todos os segmentos: indústria, comércio, serviço e agronegócio.

O projeto atuará em todas as áreas de gestão das empresas e terá como foco a inserção e fomento das empresas no comércio eletrônico, passando pelo marketing digital para vendas e relacionamento na internet. O diferencial deste projeto é que ele será personalizado conforme a necessidade de cada empresa. O associado terá uma contrapartida financeira simbólica para usufruir destes benefícios.

Análise

Para o vice-presidente da Facesp, Francisco Pinghera, a união das entidades é fundamental neste momento de crise. “É um momento delicado da economia e a união das entidades em busca de recursos e soluções é fundamental para auxiliar os pequenos negócios”, comenta.

“Este é, sem dúvidas, um importante aliado das micro e pequenas empresas de Ribeirão Preto na retomada das atividades econômicas no período pós-pandemia. As capacitações que serão oferecidas darão oportunidade para que os empresários encontrem meios de se reinventarem, inovarem e crescerem mesmo em um cenário tão desfavorável”, avalia George Pinheiro, presidente da CACB.

Apoio

O Coordenador executivo da CACB e coordenador do Empreender, Carlos Rezende reforça o papel do associativismo para o fortalecimento, sobretudo, dos pequenos negócios.”O projeto da ACIRP, que será apoiado pelo Empreender Competitivo, é uma grande mostra da importância do associativismo para o fortalecimento dos micro e pequenos negócios, principalmente neste momento que exige dos empresários uma adaptação acelerada às tecnologias digitais de forma a facilitar processos e garantir competitividade no mercado”.

Rezende lembra que a crise deixou ainda mais evidente a necessidade da melhoria de processos. “Só por meio de capacitação podemos garantir que as empresas não pereçam, ainda mais agora. Treinamentos e consultorias, que são um grande foco do Programa Empreender, irão acelerar a retomada das atividades dos empreendimentos”, afirma.

As atividades estão sendo realizadas de forma contínua e com previsão para expansão, visando colaborar para aceleração da retomada da economia do País, prejudicada pelo período de isolamento social da pandemia.

Serviço

Mais informações e detalhes podem ser obtidos no email do Departamento de Educação Empresarial: cursos@acirp.com.br.

Ou, ainda, pelos telefones: (16) 3512-8141; celular/whatsapp: (16) 99198-2405. E também pelos contatos do Programa Empreender: empreender@acirp.com.br, fone: (16) 3512-8168, celular/whatsapp: (16)98147-3147.

Nenhuma postagem para exibir