Presidente da Coderp vai renunciar ao cargo

O governo Duarte Nogueira Júnior (PSDB) ainda não informou quem irá substitui-la.

0

A presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp), Guatabi Bernardes Costa Bortolin, deixará o cargo por motivos pessoais. A saída foi confirmada pela pre¬feitura, que ainda não informou quem irá substitui-la. Essa é a 16ª mudança no alto escalão tucano em dois anos e meio de administração.
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) negou recurso solicitado pela Coderp contra decisão, que foi considerada irregular, uma dispensa de licitação no valor de R$ 14,8 milhões realizada pela prefeitura de Ribeirão Preto.
A irregularidade, apresentada pelo TCE ocorreu em 2016, durante administração da ex-prefeita Dárcy Vera, que fala sobre à contratação, pela prefeitura e sem licitação, da Coderp para realizarem o serviço de processamento de dados, microfilmagem, impressão de formulários e do Diário Oficial do Município.

A prefeitura não considerou as determinações legais para o acordo e afirmou que seria impossível conferir se os preços praticados em todos os itens do contrato estariam compatíveis com os do mercado.
Até o momento, são registrados sete baixas e nove remanejamentos. A última em maio, quando Felipe Elias Miguel assumiu a Secretaria Municipal da Educação no lugar de Alberto José Macedo, desde a demissão da ex-secretária Luciana Andrade Rodrigues.
Em Fevereiro, Alberto Macedo entrou no lugar de Nicanor Lopes no Governo. Nogueira já havia anunciado os novos secretários municipais do Meio Ambiente e da Infraestrutura. Sônia Valle Walter Borges de Oliveira, entrou no lugar de Otávio Okano e Luís Eduardo Garcia no de Alexandre Betarello.

O governo tucano também realizou alterações na Secretaria de Negócios Jurídicos, em maio de 2018. Alexsandro Fonseca Ferreira deu lugar a Pessini Júnior. Em Abril de 2018, Pedro Luiz Pegoraro deixou a Infraestrutura e foi substituído por Alexandre Betarello, vindo da Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU) e cedeu o cargo para Edson Galan Mielli.
Em junho, o jornalista Guto Silveira deixou a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e mudou para o Departamento de Água e Esgotos (Daerp). A jornalista Rennata Bianco assumiu a CCS.

Em 2017 foi registrado que o governo tucano sofreu três baixas no primeiro escalão. Em novembro, Suely Vilela deixou a Educação, substituída por Luciana Andrade Rodrigues. O secretário da Cultura José Carlos foi substituído por Isabella Pessotti.
Ruy Salgado da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública foi substituído por Edson Marques, que estava na presidência da Companhia Habitacional Regional e o cargo ficou com Nilson Rogério Baroni.