HC realiza a última cirurgia de separação de gêmeas siamesas neste sábado, 27

Procedimento tem duração imprevisível

A última cirurgia para separação das irmãs siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 2 anos, que nasceram unidas pela cabeça, acontece neste sábado (27), no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP.

A cirurgia está marcada para começar às 7 horas da manhã e tem duração imprevisível.

O procedimento é inédito no Brasil e envolve ampla pesquisa e planejamento, além de contar com uma equipe composta por neurocirurgiões, cirurgiões plásticos, neuroradiologistas, anestesistas, pe­diatras intensivistas e enfermeiros liderados pelos professores Hélio Rubens Machado e Jayme Farina Junior e com a participação do especialista norte-americano James Goodri­ch, do Montefiore Medical Center de Nova York, que já operou muitos casos semelhantes com sucesso.  Nesta etapa outros profissionais da equipe do Dr. Goodrich também estarão presentes.

Mais de 30 profissionais trabalham nesta última etapa para se conseguir a total separação dos crânios e de todas as estruturas do cérebro.

A equipe realizará uma entrevista coletiva na segunda-feira (29), às 11 horas, no Hospital das Clínicas Campus para explicar os detalhes da cirurgia.

O Grupo Thathi de Comunicação acompanha o caso.