5ª fase da Operação Sevandija cumpre quatro mandados de prisão

Entres os presos estão o diretor financeiro da empresa de saneamento Aegea e a amante de Marco Antônio do Santos, homem forte do governo Dárcy Vera

Quatro pessoas foram presas na 5ª fase da Operação Sevandija, chamada Callichirus, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco) e pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (13). Entre eles estão o gerente financeiro da empresa Aegea, Andre Luiz Teixeira, um “laranja” da cidade de Mauá que ainda não teve a identidade revelada, Marco Antônio dos Santos, homem forte do governo Dárcy Vera que já está preso e responderá por um novo processo, e a amante de Marco Antônio, Telma Regina Alves.

As investigações apontam que, mesmo após a deflagração da Operação Sevandija, em setembro de 2016, Marco Antônio continuou recebendo propina da empresa de saneamento Aegea. Na época, foi constatado que, enquanto superintendente do Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp), ele teria fraudado uma licitação para que a Aegea assinasse um contrato de R$ 68,4 milhões com a autarquia para a construção de reservatórios, perfuração de poços e troca de redes de água. Meses depois, o contrato foi aditado em mais R$ 15 milhões.

O “laranja” seria utilizado pela Aegea para continuar repassando propinas a Marco Antônio. Segundo a PF, com o montante ele teria comprado e revendido dois apartamentos em Riviera de São Lourenço, condomínio luxuoso na praia de Bertioga (SP).

Às 15h desta terça-feira (13), uma coletiva de imprensa com integrantes do MP e da PF fornecerá todas as informações sobre as participações dos presos.

Procurada, a assessoria da Aegea não retornou as ligações da reportagem. As defesas dos envolvidos ainda não se pronunciaram.

Em entrevista ao Grupo Thathi o atual superintendente do Daerp, Afonso Reis Duarte, disse que a empresa não possui contrato vigente com a prefeitura de Ribeirão Preto.

O Grupo Thathi de Comunicação acompanha a operação.