Tributo Legião apresenta, neste domingo (18), live ¨Viva Renato!¨, direto do Theatro Pedro II

Tributo volta ao principal palco de Ribeirão Preto, cidade natal da banda e onde sua trajetória musical começou há quatro anos para celebrar Renato Russo e a Legião Urbana

Foto: Divulgação

Tudo começou para o Somos Tão Jovens – Tributo Legião em 11 de outubro de 2016, no ano e no dia em que se completavam 20 anos da partida de Renato Russo. O  tributo estreou no palco do Theatro Pedro II, com ingressos esgotados e casa cheia. Agora, quatro anos depois a banda se reapresenta no mesmo espaço, só que desta vez através da live “Viva Renato!”, com captação de imagens direto do palco do Theatro, que acaba de completar 90 anos e dá mais esse espaço a músicos de Ribeirão Preto. A transmissão ao vivo será pelo seu canal no YouTube, neste domingo (18/10), às 20h.

“Na época, quando estreamos, o show foi um dos escolhidos do projeto Amigos da Casa daquele ano de 2016, importante iniciativa da Fundação Theatro Pedro II que dá oportunidade para músicos e artistas locais apresentarem seus trabalhos num dos palcos mais importantes do País”, conta o vocalista da banda Sérgio Missão.

O que a banda não imaginava é que não seria um único show em homenagem à banda que é ícone do rock nacional e que o Somos Tão Jovens – Tributo Legião se lançaria nacionalmente para tocar nos mais variados palcos do Brasil. Desde então, a banda já contabiliza mais de 50 shows pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins.

Para este ano, o tributo tinha a agenda fechada com turnês em Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. A pandemia de Covid-19 adiou os espetáculos de 2020 para o próximo ano e restaram as lives para a banda  se comunicar com o público que é fã de Legião Urbana e acompanha o Somos Tão Jovens pelas redes sociais.

Em 2020 já foram realizadas duas lives e a que está marcada para o próximo domingo, no Theatro Pedro II, tem três motivos especiais: comemorar os 24 anos da partida de Renato Russo, com aniversário de morte celebrado em 11 de outubro; marcar os quatro anos de estrada da banda –lançada em 11 de outubro de 2016 e homenagear os 90 anos do Pedro II.

O público ainda não estará presente na plateia por conta da pandemia, mas o evento será transmitido pelo canal do Youtube da banda. O show será aberto e gratuito.

O legado de Renato Russo

Apesar de fazer 24 anos que a música brasileira e milhares de fãs perderam Renato Russo e os shows lotados da Legião Urbana, as canções se perpetuaram e se consagraram como verdadeiros hinos da juventude – que, no dizer de Renato, “tem seu próprio tempo”, independente das gerações. São músicas de quase 30 anos, mas que ainda são hits atuais, como Tempo PerdidoQuase sem QuererAinda é CedoPais e FilhosEduardo e MônicaQue país é esteÍndiosFaroeste Caboclo, Monte Castelo e muitas outras – cantadas por fãs de diferentes idades.

A banda formada para o tributo reúne músicos que foram fãs de Renato Russo e viveram o auge da juventude dos anos 80 e 90, bem como integra um músico com 26 anos, que só conheceu o trabalho da Legião Urbana pelos pais, por outros fãs ou ainda por resgate de vídeos pela internet, além de discos de vinil, cds e DVDs.

O baterista Victor Grili diz que “poder participar deste projeto tem sido uma experiência muito importante para sua trajetória. Eu já conhecia a Legião Urbana, mas não da forma como eu conheço hoje. Foi um aprendizado”. Victor diz que com o projeto entendeu o que o trabalho da Legião significou para aquela geração. “Consegui compreender a importância desse movimento punk no Brasil, iniciado pelo Renato Russo e o papel do rock nacional para a história do Brasil”.

Evandro Grili, guitarrista e violonista no projeto, divide o palco com o filho Victor, bem como a paixão por tudo o que Renato produziu junto ou separado da Legião Urbana. “Acho que o Renato protagonizou a odisseia da maior banda de rock que o Brasil conheceu. Ninguém tem um público como a Legião tem, 30 anos depois de sua fundação e 24 anos depois de seu fim. E não é simplesmente porque acabou e pronto. É porque a mensagem é muito forte e atualíssima. E vai continuar, por outras gerações”, expressa.

Para o guitarrista, a Legião Urbana e o Renato influenciaram muito mais pela mensagem do que pela própria música. “A música meio que se tornou um veículo da mensagem”. O músico ainda questiona “Que banda no mundo tem uma música que vira um filme? E responde: “Pouquíssimas. A Legião tem duas: Faroeste Caboclo e Eduardo & Monica, sem contar com o filme biográfico. Foi essa mensagem que influenciou os músicos da minha geração, os fãs daquela época e que os surgiram depois, mesmo após o fim da banda”, contextualiza.

O vocalista, Sérgio Missão, diz que a união de gerações na banda formada para o tributo é um fator de sucesso do projeto. Ele conta que uma parte dos músicos viveu muito a época, acompanhando a Legião pela televisão, indo a shows, ouvindo rádios, comprando seus discos e se emocionando com a novidade que traziam para o rock nacional. Como também tem quem não viveu pessoalmente, mas garante: “a obra da Legião atinge a todos. A banda se uniu e de uma forma natural e inexplicável, criou inconscientemente um ambiente energizado, que faz com que o evento cresça a cada dia”, revela.

No repertório da live do próximo domingo estarão os principais hits da Legião Urbana e ainda uma surpresa especial para o público. A banda executará, em meio ao show, o álbum ¨Que País É Esse¨ que será tocado na íntegra e na sua ordem original. O disco é um dos mais consagrados da banda de Brasília que revolucionou o rock brasileiro. O vocalista Sérgio Missão diz que ¨esse momento da live será uma verdadeira homenagem ao fã de Legião Urbana que se conecta com os hits, mas que conhece e gosta também das chamadas músicas Lado B do grupo, tais como Mais do Mesmo, Conexão Amazônica, Tédio com um T…¨.

SERVIÇO:

Show: Live Viva Renato! | Somos Tão Jovens Tributo Legião

Datas e horários:

18 de outubro de 2020

20h00 | Ao vivo direto do Theatro Pedro II

OBS: o evento não terá a participação de público por conta da pandemia de COVID-19

Transmissão: Canal do Youtube do Somos Tão Jovens Tributo Legião

https://www.youtube.com/channel/UC-R0ur9KxQn8tR7TG8Tvh7g

Nenhuma postagem para exibir