Theatro Pedro II está fechado para manutenção anual

    Trabalho é importante para a conservação de um dos patrimônios da cidade

    Foto: Divulgação.

    As apresentações do Theatro Pedro II, terceiro maior teatro de ópera do Brasil, terminaram em dezembro de 2018 e só voltam no dia 3 de fevereiro deste ano com o espetáculo Queen Experience In Concert. Para receber a abertura da temporada de espetáculos, o Theatro recebe em janeiro os serviços de limpeza, manutenção e reparos de todo o prédio.

    Com a pausa dos espetáculos, a prefeitura de Ribeirão Preto através da Fundação Dom Pedro II, realiza toda a manutenção do Theatro Pedro II, importante para a conservação do patrimônio da cidade, que é uma referência histórica cultural para a região e para todo o país.

    Esse período de manutenção sempre acontece no mês de janeiro para que o prédio, tombado como Patrimônio Cultural pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), possa ser preservado e manter todas as suas características.

    A presidente da Fundação, Mariana Jábali, ressalta que o Pedro II recebe manutenção diária durante o ano todo. “Como em janeiro não há espetáculo por conta de as produções estarem de férias coletivas, a gente aproveita para organizar tudo e deixar o Theatro pronto para que a população possa aproveitar os grandes espetáculos oferecidos pela casa durante o restante do ano”, explica.

    Os serviços realizados no Theatro Pedro II são a limpeza de todo o prédio, aspiração e calafetação do palco, reparos das varas de iluminação, varas cênicas, trocas de lâmpadas do equipamento de iluminação, serviços de marcenaria, restauração de pintura e boca de cena, manutenção hidráulica, revisão do sistema elétrico, entre outros serviços.

    Foto: Divulgação.

    O ápice da limpeza do Theatro é o momento que a obra de arte de uma das maiores artistas plásticas brasileiras, o lustre de cristal “Gota D’água” criado pela Tomie Otake, desce para passar pela limpeza, encerrando o mês de manutenção do Theatro. A previsão é que a limpeza do lustre aconteça na última semana de janeiro.