Sesc tem programação especial dedicada à cultura Afro-Brasileira

Do 13 ao 20: (Re) Existência do Povo Negro apresenta atividades com música, moda e bate-papo sobre cultura e resistência entre os dias 18 de julho e 01 de agosto

0

O Sesc Ribeirão tem programação especial dedicada à cultura afro-brasileira entre os dias 18 de julho e 01 de agosto dentro do projeto institucional Ações para a Cidadania, que engloba atividades para o fortalecimento, reconhecimento, respeito e fomento da diversidade cultural.

Do 13 ao 20: (Re) Existência do Povo Negro faz alusão às datas históricas 13 de maio (Lei Áurea) e 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) e apresenta atividades com música, moda e bate-papo sobre diversidade cultural que buscam refletir sobre a construção das identidades e valorizar a pluralidade e manifestação da cultura afro-brasileira.

No dia 18 de julho, às 20 horas, no Auditório do Sesc, será realizado o bate-papo Resistência Negra no Sertão com o fotógrafo, publicitário e membro da Comunidade da Ilha do Massangano, Jonas Santos, e com a cantora Camila Yasmine. Os dois pernambucanos conversam sobre manifestações culturais de origem africana que permanecem pujantes na região nordeste, como a capoeira, os terreiros de Candomblé, a Roda de Samba Raiz, as Congadas e o Coco de Roda.

Nos dias 19 de julho, às 20 horas, no Galpão do Sesc Ribeirão, e no dia 20 de julho, às 11 horas, na Praça 21 de Abril, em Sertãozinho, acontece o show de Camila Yasmine com o grupo Samba de Véio da Ilha do Massangano.  Um mergulho em uma cultura com mais de 110 anos de resistência, a apresentação mostra a vivacidade pulsante do samba do sertão pernambucano e das comunidades quilombolas e das margens do Rio São Francisco. O rodar das saias das ribeirinhas e o som dos batuques dos bancos de couro conduz o público por esse mergulho na profunda cultura afro-brasileira.

De 23 de julho a 01 de agosto, de terça a sexta, das 19h às 22h, será realizada a oficina Moda Afrofuturista e a Brasilidade com Cynthia Mariah, estilista e educadora. A oficina apresenta técnicas de customização e ressignificação de peças do vestuário com aplicações, texturas e estamparia artesanal, dando identidade e resgatando a ancestralidade afro-brasileira de forma sustentável com o uso de peças já existentes no guarda-roupa.

Serviço

AÇÕES PARA A CIDADANIA
DO 13 ao 20: (RE) EXISTÊNCIA DO POVO NEGRO
BATE-PAPO
RESISTÊNCIA NEGRA NO SERTÃO
Com Jonas Santos e Camila Yasmine
Dia 18, quinta, às 20h.
Auditório. Grátis. Livre. 
Retirada de ingressos com 1h de antecedência

SHOW
CAMILA YASMINE e GRUPO SAMBA de VÉIO da ILHA DO MASSANGANO
Dia 19, sexta, às 20h.
Galpão. 400 vagas.
Grátis. Livre. 
Retirada de convites com 1h de antecedência

Dia 20, sábado, às 11h
Praça 21 de Abril, Sertãozinho
Grátis. Livre.
Acesso Livre.

OFICINA
MODA AFROFUTURISTA E A BRASILIDADE
Com Cinthia Mariah
De 23/07 a 01/08, terça a sexta. Das 19h às 22h.
Oficina 3. 30 vagas
Grátis. 12 anos.

Inscrições pelo e-mail matricula@ribeirao.sescsp.org.br ou na Central de Atendimento (na mensagem deverá constar nome completo, CPF ou número da Credencial, telefone e o título da atividade). Aguardar e-mail de confirmação

Sesc Ribeirão Preto
Rua Tibiriçá, 50, Centro
Assessoria de Imprensa
(16) 3977-4461