Ribeirão Preto recebe 28º Encontro Nacional de Folia de Reis neste domingo (26)

Mais de 25 companhias de reis e congadas participarão da tradicional festividade do calendário oficial

Foto: Divulgação

O 28º Encontro Nacional de Folia de Reis, tradicional celebração da cultura popular brasileira, já tem data marcada: vai acontecer neste domingo (26), das 8 às 21 horas, na praça José Rossi, na Vila Virgínia, em Ribeirão Preto.

As festividades contarão com a presença de mais de 25 companhias de Folias de Reis e congadas vindas de várias localidades do Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Goiás e outras), que entoam diversas canções e rezas em homenagem aos três reis magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior – e Baltazar), que têm seu dia comemorado em 6 de janeiro.

Foto: Divulgação

As apresentações não se limitam apenas ao palco. O evento também será marcado pela tradicional encenação do presépio de reisado composta por 30 atores e com a apresentação das folias e congadas. As apresentações também ocorrerão nas casas do bairro, em que os músicos visitam as famílias em coro, onde são recebidos com comes e bebes típicos da data.

Durante o encontro, os foliões conferem o resultado de trabalhos desenvolvidos o ano inteiro com a comunidade, tais como visitação às escolas para ilustrar trabalhos de pesquisas com alunos, igrejas em atividades religiosas, convenções e eventos com convidados para apresentação da cultura popular e trabalhos assistenciais auxiliando entidades filantrópicas. Na cultura do evento, a Folia de Reis atende aos pedidos de devotos para pagamento de promessas.

O evento é organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e toda a população da cidade e região metropolitana estão convidados. Os participantes da festa também contarão com uma estrutura com barracas de comida, artesanato e brinquedos espalhados no entorno da praça José Rossi.

Homenageada

Em 2020, a patronesse da festa será Telma Gomes Novato Sant Anna, professora por 30 anos nas redes particular e pública em Ribeirão Preto. Atualmente, atua na gestão do CEMEI Prof. Eduardo Romualdo De Souza, na Vila Virgínia. Foi escolhida para a homenagem por sua participação na organização das festividades nos últimos três anos.

“Sempre participei da celebração da Folia de Reis, desde a infância, quando passava as férias de janeiro na casa de meus avós em Santo Tomás de Aquino, em Minas Gerais. Acredito que, mais do que uma festa folclórica, é uma importante manifestação religiosa popular e tradicional.”, explicita Telma Sant Anna.

Tema

Foto: Divulgação

A bandeira de reis, ou estandarte, foi escolhida para representar esta edição do encontro pois, na tradição das Folias, constitui o elemento sagrado da companhia e assim é tratada: beijam-na respeitosamente. Por representar os Três Reis Magos, ela deve ir sempre à frente da companhia.

 

Confira a programação completa do evento:

9h – Celebração da Santa Missa pelo padre Alexandre de Souza, da paróquia Nossa Senhora da Penha, com a cerimônia da bênção das bandeiras de Reis;
10h30 – Hasteamento das Bandeiras;
11h – Início das apresentações das Companhias de Reis e Congadas;
17h – Encenação do Grupo de Teatro de Reisado;
21h – Encerramento.

Serviço
28º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto
Quando: Domingo (26), das 8h às 21h
Onde: Praça José Rossi, na Vila Virgínia (Ribeirão Preto)
Quanto: Gratuito.

Nenhuma postagem para exibir