Ribeirão Preto inaugura parklet com biblioteca comunitária

    projeto promove a cultura e traz uma nova opção de lazer aos moradores da cidade

    Centro Cultural Palace. no quarteirão paulista - Foto Divulgação

    Ribeirão recebe, nesta quinta-feira (7) o seu primeiro parklet cultural, que contará com uma biblioteca comunitária. O projeto é um espaço democrático, público e gratuito, que promove o acesso à leitura, a circulação cultural e a integração da comunidade com a cidade. A inauguração acontece às 17h30, com apresentação teatral “Onde mora a memória de um Reino?”, da Cia. Mungunzá de Teatro, exibição de vídeos do projeto “Histórias que Constroem”, do Museu da Pessoa, e discotecagem com o DJ Gabo.

    Continua depois da publicidade

    Instalado em frente ao Cafés Pagliaroni (localizado no Centro Cultural Palace, no Quarteirão Paulista), o parklet é uma estrutura criada como uma extensão da calçada, ocupando o equivalente a duas vagas de carro. A proposta, feita pelo escritório de arquitetura Maloca Querida, é ampliar de forma sustentável a via de pedestres em um local de convivência e interação social como uma alternativa de cultura.

    Para compor a biblioteca, mais de 220 livros foram doados pelos colaboradores da Vedacit, empresa que colabora com o projeto, em uma campanha de incentivo realizada internamente. O Espaço, diferente das bibliotecas tradicionais, não contará com o apoio de um bibliotecário, os munícipes serão responsáveis por doar novos exemplares, assim como pelos empréstimos. Os cidadãos são os donos e, como tal, devem prezar pela gestão e conservação do local. A intenção é ter uma constante rotatividade e contar com a colaboração dos usuários para mantê-lo sempre atualizado.

    Repercussão

    Luis Fernando Guggenberger, gerente executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, conta que espaços como este contribuem para a interação da população com a cidade onde vive, aumentando o senso de pertencimento e a valorização da comunidade local. “As Cidades do Futuro são aquelas que conseguem construir uma nova relação dos espaços urbanos com as pessoas. Esta iniciativa valoriza Ribeirão Preto por meio de suas histórias e legado”, afirma.

    O projeto “Cidade Criativa” é produzido pela Numen Produtora, por meio do ProAC ICMS do Estado de SP, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Prefeitura de Ribeirão Preto e do Cafés Pagliaroni.
    Serviço

    Serviço

    Inauguração parklet
    Data: 7 de novembro, quinta-feira, a partir das 17h30.
    Local: em frente ao Cafés Pagliaroni, no Centro Cultural Palace – Rua Álvares Cabral, nº 322 (esquina com a Duque de Caxias), Centro – Ribeirão Preto.