Oficina gratuita debate a preservação do patrimônio cultural

Atividade acontece no sábado (1) e faz parte da programação da exposição “desabrochar de um modo ou de outro”, da artista visual Simone Moraes, no Palacete 1922 (Jorge Lobato)

O início de dezembro será de muita informação e troca de experiências durante a oficina “Da pedra ao intangível: Mário de Andrade e o projeto de preservação do patrimônio cultural”, que será ministrada por Maria de Lourdes Eleutério, no sábado (1), das 14h às 17h, no Palacete 1922 (Jorge Lobato). A atividade faz parte da exposição “desabrochar de um modo ou de outro”, da artista visual Simone Moraes, que segue até 8 de dezembro no mesmo local.

Outras atividades ainda serão realizadas durante a exposição, ativadas pela artista, que segue em residência no Palacete 1922 com seu assistente Gabriel Azarias. Há também a programação e as visitas realizadas pelas educadoras Camila Paulucci, Edna Cavalcante, Helena Janólio, Gabriela Costa Sertori e Rafaella Rímoli.

“Da pedra ao intangível: Mário de Andrade e o projeto de preservação do patrimônio cultural” – O objetivo da oficina é fazer uma abordagem da vida e obra do escritor Mário de Andrade, em busca de entender sua concepção de patrimônio, advindo da diversidade cultural brasileira.

Serão abordados os seguintes temas: o Departamento Municipal de Cultura de São Paulo, a Biblioteca Municipal, a formação da Brasiliana, a Biblioteca Circulante, a Biblioteca Infantil, o Salão de Artes Plásticas, a criação dos Parques Infantis, o Curso de Etnografia, a Missão folclórica, o anteprojeto do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, O que significa um museu e as coleções de Mário de Andrade.

Maria de Lourdes Eleutério é Mestre em História pela PUC e Doutora em Sociologia pela USP. Pesquisadora e Professora de Patrimônio do curso de Artes Visuais da FAAP, é autora dos livros: Oswald de Andrade, itinerário de um homem sem profissão (editora da Unicamp, 1989), Vidas de romance (Editora Topbooks, 1995) e Parreiras (2013) e Heitor dos Prazeres (2013, com Elaine Dias), ambos da coleção Grandes Artistas Brasileiros.

Mais Informações, inscrições para as conversas e oficinas e agendamentos de grupos com o MARP pelos telefones (16) 3635 2421 / 3941 0089 e pelo e-mail marp@cultura.pmrp.com.br

Endereço: Rua Álvares Cabral, 716, Ribeirão Preto-SP.