Espetáculo online sobre respeito e empatia abre  programação escolar em Ribeirão

Apresentação está disponível através do Youtube; saiba como acompanhar

Apresentação teatral foi adaptada para a internet - Foto: Divulgação

Cultura gratuita em alta em tempos de pandemia disponível para a garotada e suas famílias: a Cia Teatral Tertúlia de Ribeirão Preto, realiza em março e abril apresentações online do espetáculo Infantil “Gulliver – Um gigante diferente”, que utiliza o teatro e muito colorido para debater temas como aceitação e diversidade no ambiente escolar.

Trata-se do projeto de cultura aprovado no Programa de Ação Cultural e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e tem apresentação marcada para sábado (27), às 17 horas pelo YouTube. Além do espetáculo destinado às crianças, professores e responsáveis também poderão participar de um mini-curso, dividido em dois módulos, como contribuição pedagógica nas rotinas escolares e no convívio com os pequenos. Tanto a apresentação quanto o mini-curso possuem tradução em Libras.
 
O objetivo é oferecer uma atividade voltada às artes para crianças nesse momento tão delicado em que temos vivido, o espetáculo tem como objetivo discutir a aceitação e respeito às diversidades de maneira sutil e metafórica, porém com reflexões profundas da temática para crianças.

O espetáculo, que estreou em 2017, tem sido muito bem recebido em todas as cidades em que foi apresentado. Devido a pandemia, a Cia. precisou adaptar-se para ainda assim conseguir alcançar seu público e continuar levando o teatro para todos os cantos. Então, por meio  do PROAC Expresso LAB, apresentam uma filmagem com uma abordagem mais televisiva do espetáculo e disponibilizam para 8 cidades, além do Mini-curso, dividido em dois módulos, voltado aos educadores e demais interessados, com abordagem de técnicas de contação de histórias e indicações de livros com temáticas sociais.

O espetáculo

Uma das preocupações da Cia. Tertúlia é a formação de público, possibilitar que crianças saiam de sua rotina escolar para apreciar teatro, mesmo que em um formato online. 

Gulliver é um gato diferente. Os gatos gostam de comer peixes, pássaros e ratos. Gulliver, sem deixar de ser gato, não gosta. Sente um reboliço na barriga só de se imaginar comendo essas coisas. Todos querem que ele mude, não aceitam seu jeito de ser. Ele fica triste e sozinho tentando entender o que há de errado em ser diferente.

Adaptado da obra de Rubem Alves “O gato que gostava de cenoura”, a história nos atenta para a importância de cultivar nas crianças valores como respeito e empatia. “Criamos um espetáculo sensível e divertido que pretende enaltecer o respeito pelo outro, onde o amor e a amizade são os únicos caminhos possíveis”, ressalta Míriam Fontana, diretora do espetáculo. As atividades online contam com tradução em Libras.

Atividade

Além das apresentações, a proposta oferece uma atividade  intitulada Per-Curso: “Práticas artístico-culturais para a valorização da Diversidade no ambiente escolar”, dividida em dois módulos destinados a professores e interessados em levantar o tema respeito a partir de práticas lúdicas e noções de contação de histórias. O Per-curso é ministrado pela contadora de histórias, atriz e diretora Miriam Fontana.

Este Per-Curso em duas vídeo-aulas pretende abordar o tema Diversidade. É necessário trazer à tona a questão entre alunos e educadores, dialogando com maturidade o assunto. A violência muitas vezes explode no ambiente escolar porque os primeiros indícios do conflito não são cuidados. Conversar a respeito com elementos históricos para entendermos o momento atual, e também com a leveza que o lúdico pode proporcionar é o objetivo deste Per-Curso dividido em dois módulos e que pode ser conferido aqui e aqui.

Serviço

Ribeirão Preto: a partir do dia 27/03 às 17h
Link: https://youtu.be/Xji8qrL51lE

Pirassununga: 2/4 às 17h
Link: https://youtu.be/IdjR-XzA3FE

Pitangueiras: 05/04 às 7h
Link: Lin  https://youtu.be/uDhanN96n1I

Garça: 05/4 às 15h
Link: https://youtu.be/DEGlP9w8JtI



 

Nenhuma postagem para exibir