Embaixador Lauro Moreira fala sobre Machado de Assis em palestra

    Moreira costuma falar sobre o autor no Brasil, em Portugal e outros países lusófonos

    Lauro Moreira fala sobre Machado de Assis em Ribeirão Preto. Foto: Divulgação

    “Inovação, universalidade e atualidade da obra de Machado de Assis” é o tema do AEAARP Cultural, que acontece na próxima quinta-feira (12), no auditório da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP). O palestrante será o embaixador Lauro Moreira, conhecido como o principal difusor da cultura brasileira.

    Moreira fez um grande trabalho de divulgação da obra do escritor brasileiro no período em que esteve à frente da Embaixada do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, Portugal.

    Na embaixada, colocou em prática um ambicioso projeto de difusão da obra de Machado de Assis, promovendo vários tipos de eventos, como seminários e colóquios, principalmente por ocasião do bicentenário da morte do escritor, em 2008. A atuação de Lauro Moreira resultou em novas edições da obra de Machado de Assis em Portugal e, principalmente, na popularização do autor, até então pouquíssimo conhecido pelos portugueses.

    O interesse por Machado de Assis vem de longa data, desde os tempos de colégio no Rio de Janeiro, quando o jovem Lauro foi presidente da Academia de Letras do Colégio Santo Inácio, que tinha Machado como patrono. A paixão pelo escritor e as inúmeras conferências sobre o tema continuam até hoje. Frequentemente, Moreira fala sobre Machado de Assis, às vezes no Brasil, outras em Portugal, inclusive países lusófonos.