Cultura lança projetos para incentivo à leitura no mês das crianças

    “Viajando com as Histórias” e “Livro, Livre, Leve e Solto” acontecerão na Biblioteca “Guilherme de Almeida” e em parques da cidade

    Em comemoração ao mês das crianças, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, lança no dia 12 de outubro, às 9h, no Parque Curupira (“Prefeito Luiz Roberto Jábali”), projetos de incentivo à leitura. “Viajando com as Histórias” e “Livro, Livre, Leve e Solto” são inciativas que buscam a aproximação da população da cidade e da região metropolitana com o universo mágico dos livros, pela troca de exemplares e contação de histórias. Ambos têm programação até o final do ano.

    A proposta do projeto “Viajando com as Histórias” é resgatar a arte de contar histórias, desenvolver a criatividade e habilidade oral das crianças e adolescentes e, consequentemente, melhorar a interação e comunicação dos mesmos.

    Já o projeto “Livro, Livre, Leve e Solto” busca estimular o gosto pela leitura por meio do empréstimo de livros para a população e a doação de livros de literatura brasileira visando à manutenção e ampliação do projeto.

    A contação de histórias será realizada toda terça-feira, na Biblioteca “Guilherme de Almeida” (Casa da Cultura – Praça Alto de São Bento s/n), com sessões às 9h e às 14h. As escolas poderão agendar horários antecipadamente pelo telefone (16) 3636-1206, ramal 210, com Luciana. Aos domingos, acontecerá nos Parques Municipais da cidade, das 9h às 13h.

    Contação de histórias

    Considerada uma das formas mais antigas de arte, a Contação de Histórias transmite, desde os primórdios tempos, informações e conhecimento de geração em geração. Essa arte do contar e recontar história amplia o universo literário, desperta o interesse pela leitura e estimula a imaginação por meio da construção de imagens interiores.

    A atividade de contar histórias é capaz de propiciar cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética, além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos saudáveis, como: carinho e afeto, bons tratos, cuidados pessoais e elevar a autoestima do ouvinte.

    Leitura

    A leitura promove a formação integral do cidadão. Quanto mais contato as crianças tiverem com a literatura e as narrações, mais instrumentos eles terão para elaborar, organizar e expressar com clareza seus sentimentos e conhecimentos.

    É preciso tornar as crianças familiarizadas com os livros, orientando-as quanto ao manuseio e sua conservação, já que com as histórias elas aprendem brincando a respeitar regras, se divertirem, seja através da imitação, socialização, interação ou dificuldade a ser superada.