Chico Lorota e Evandro Navarro apresentam espetáculo “Causos & Viola”, em live neste domingo (21)

Transmissão ao vivo é inspirada no show “Causos & Viola” que mistura humor, causos, música e poesia. A proposta dos artistas é levar descontração e alegria para os espectadores durante a quarentena

Foto: Divulgação
Continua depois da publicidade

Neste domingo (21), a partir das 17h, o personagem Chico Lorota, interpretado pelo comediante Roberto Edson, e o músico e compositor Evandro Navarro fazem juntos mais uma edição do espetáculo “Causos & Viola – pra módi ocê ri e cantá” – só que desta vez adaptado para internet. A transmissão ao vivo acontece simultaneamente pelos canais dos artistas no Youtube. Para assistir, o público poderá acessar os endereços clicando aqui.

O show é uma mistura de humor com música. O objetivo dos dois artistas é levar entretenimento, cultura e diversão à plateia de internautas numa tarde típica de domingo, só que neste contexto da pandemia de coronavírus (Covid-19), quando ainda vigora a quarentena com adequações por decretos em todo o país, momento que exige da classe artística alternativas e atuações pela internet.

A descontração e alegria, que são tônicas do espetáculo original, já apresentado em palcos conhecidos e também em eventos corporativos, são estruturais para os causos contados com o suporte da melodia musical entrelaçada à poesia.

O espetáculo trabalha com a linguagem próxima a do imaginário popular, presente nas histórias passadas de pais para filhos, no folclore, nas canções regionais, nos costumes e na cultura popular. “Toda proposta inicial que criamos para gerar uma empatia direta com o público e propiciar risadas está inserida nesta adaptação para a live, mas com as devidas adequações para o espaço online”, explica o comediante Roberto Edson.

O espetáculo começa com a chegada do personagem Chico Lorota contando suas histórias e, em seguida, ele recebe a visita do seu amigo cantor. O encontro entre amigos é o atrativo da produção, já que juntos eles relembram histórias e canções, fazem um resgate de pérolas do cancioneiro caboclo e, na medida do possível, interagem com a plateia online por meio de chat.

“A sensibilização do público e diversão já era o ponto alto desta produção, mas neste momento, fazer o público rir e cantar em casa é mais um desafio, principalmente pela distância da plateia”, comenta Roberto Edson. A produção deste domingo também terá um caráter junino, já que grande parte do público estaria nesta fase do ano comemorando com festas juninas e encontros temáticos entre familiares ou amigos.

Live espetáculo

Segundo o compositor Evandro Navarro, o espetáculo é facilmente adaptável para a internet, por ser focado nas piadas e canções e, na opinião dele, o cenário neste caso, funciona apenas como um acessório. “Fica viável, não só para o vídeo, como também se fosse trabalhado apenas numa versão áudio, como nos atuais podcasts artísticos”, explica.

O músico, que já morou em Ribeirão Preto e hoje vive em Muzambinho no interior de Minas Gerais, acrescenta que a dupla artística, protagonista do espetáculo, está preparando uma produção  com todos os detalhes, como se fosse num palco de teatro, mas ressalta que, por conta da pandemia, os cuidados serão redobrados já que eles se encontrarão em Ribeirão Preto, no mesmo ambiente, numa chácara residencial, embaixo de um caramanchão de madeira, relembrando o meio rural, que combina bem com a produção. “Teremos uma distância maior um do outro e outros cuidados necessários”, revela Navarro. Ele esclarece que o motivo de seu retorno a Ribeirão Preto neste momento é apenas para evitar qualquer possibilidade de delay durante a transmissão da live, caso ele participasse remotamente de sua atual cidade.

Para o humorista Roberto Edson, este período da pandemia com a necessidade de distanciamento ou isolamento social, em alguns casos, está sendo de mudanças para todos os artistas. E acrescenta: “elas não são simples e nem só estruturais. Ainda mais quando essa mudança tem que ser num piscar de olhos, envolvendo o sustento da nossa família e ao mesmo tempo da nossa saúde”, explica.

O compositor Evandro Navarro ainda observa que, uma das principais perdas para os artistas em geral, neste contexto, é a distância do público. Ele avalia que o chat das lives tem cumprido um papel importante para esta relação manter-se viva, através dos comentários durante as transmissões ao vivo. “Tenho feito uma comparação sobre como me sinto em contato com meu público pelas redes sociais: é como sentir-se meio náufrago no mar e vão passando garrafas com mensagens, mas você consegue agarrá-las, abrindo recado por recado. Sinto muito esse espírito nas mensagens que vão passando enquanto me expresso nas lives”, conclui.

Serviço:
O que: Live Espetáculo “Causos de Viola –pra módi ocê ri e cantá”
Quando: 21 de junho de 2020
Horário: A partir das 17h
Onde: Transmissão ao vivo pelos canais dos artistas no Youtube
Chico Lorota: http://bit.ly/Comediante_Roberto_Edson
Evandro Navarro: https://www.youtube.com/channel/UCrkyDJADNrwdRnzc0A7ESVQ

Nenhuma postagem para exibir