CAUIM: o maior cineclube do mundo comemora 42 anos de atividades

Promovendo relevantes projetos de difusão do Cinema, sempre com foco na inclusão social, na Educação e na Cidadania

Arquivo/Cauim
Continua depois da publicidade

O Cineclube Cauim comemora 42 anos de existência em 2021. Hoje é considerado o maior Cineclube do mundo e é responsável pelos maiores projetos de difusão do Cinema, sempre com foco na inclusão social, na Educação e na Cidadania.

Principais projetos

O Cauim realiza projetos durante o ano inteiro, tendo atividades todos os dias da semana e, na maior parte do tempo, nos três períodos do dia. Aqui estão os principais projetos realizados anualmente:

  • “A Escola vai ao Cinema” – realizado anualmente desde 2004, traz ao cinema alunos das redes públicas de ensino, com entrada e transporte gratuitos. Diariamente, centenas de alunos vem ao Cauim para assistir uma sessão de cinema que servirá também como conteúdo pedagógico em suas atividades escolares. Desde 2004 mais de 4 milhões de crianças, jovens e adultos (o projeto também atende aos alunos do EJA) estiveram no Cauim dentro deste projeto. Cerca de 90% deles nunca tinham entrado em uma sala de cinema em suas vidas.
  • “Ribeirão vai ao Cinema” – realizado também desde 2004, nos mesmos moldes do “A Escola vai ao Cinema” porém voltado ao público em geral. Associações civis e beneficentes são atendidas também com transporte gratuito.
  • “Cinema e Cidadania” – Semelhante aos projetos citados antes, com acréscimo da exibição de curtas-metragens e realização de palestras voltadas para a inclusão cidadã de crianças e adolescentes, antecedendo ao filme principal. Tanto as palestras, como os filmes exibidos são escolhidos de acordo com a faixa etária dos alunos e em concordância com a direção das escolas e o currículo pedagógico proposto.

Ajude os projetos do Cauim com seu Imposto de Renda, com opções de Pessoa Física ou Jurídica.

Reserve uma parcela do dinheiro que você iria enviar para Brasília na forma de IR, para ser investida diretamente em projetos realizados em nossa cidade. É simples, rápido e eficiente.

Números expressivos: Em atividades promovidas pelo Cauim, já registradas mais de 6 milhões de pessoas nesses quarenta e dois anos, com ênfase no público infantil e adolescente. Por sua atuação em todas as áreas da Cultura, da Educação e da formação da Cidadania, o Cauim recebeu vários prêmios nacionais em reconhecimento ao seu trabalho cidadão.
O Cauim é reconhecido como de Utilidade Pública por lei municipal e estadual. É uma entidade civil, sem fins lucrativos e trabalha com recursos providos pelas Leis de Renúncia Fiscal (Lei Rouanet e PROAC).

Qual é o valor?

Pessoa Física abate 100% do valor doado, com limite de 6% do valor do imposto devido.
Pessoa Jurídica abate 100% do valor doado, com limite de 4% do imposto devido.

Ex.: Se uma empresa paga R$ 10 milhões de IR ao governo, poderá destinar, portanto, R$ 400 mil para incentivar e patrocinar um projeto cultural, obtendo as contrapartidas de exposição de um patrocínio normal. Esse valor virá como forma de dedução ou abatimento no IR do ano seguinte.

Visite o site: http://cineclubecauim.ong.br/wp/

Nenhuma postagem para exibir