Carnaval de Veneza é tema de exposição em shopping de Ribeirão

    Patrimônio da humanidade, cidade é famosa pelo Carnaval, o mais antigo do mundo

    Foto: Divulgação.

    A elegância dos trajes e os mistérios das máscaras do carnaval de Veneza são os destaques de uma exposição que acontece no RibeirãoShopping, entre os dias 27 de fevereiro e 30 de março. A mostra “Carnaval Veneza” reúne 23 bonecos realistas com trajes característicos do século XVIII e com as maschers nobiles (máscaras nobres). O acesso é livre e gratuito.

    O projeto apresenta um cenário com a famosa gôndola usada nos passeios românticos pelos canais. No local, os visitantes sentam em um banco para tirar fotos e selfies, simulando o interior da gôndola com um fundo que exibe a imagem da ponte Rialto, um dos pontos turísticos mais característicos da cidade italiana. Além disso, quatro peças com trajes do carnaval de Veneza estão disponíveis para adultos e crianças fazerem inúmeras fotos. 

    Patrimônio da humanidade, Veneza é famosa pelo Carnaval, o mais antigo do mundo, que surgiu a partir do século XVI. Na época, a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então, os trajes e as máscaras se tornaram elementos fundamentais da festa.

    A celebração continuou por muitos séculos e foi sendo enriquecida em termos de música, cultura e vestuário rico e exótico. As belíssimas máscaras estiveram, durante centenas de anos, associadas à tradição e algumas fizeram parte da “Commedia dell´Arte”, um tipo de teatro cómico que surgiu na segunda metade do século XVI. Esse tipo de teatro imortalizou personagens como o Arlequim, a Columbina, a Pulcinella ou o Pantalone, que estão presentes na exposição “Carnaval Veneza” do RibeirãoShopping.

    Serviço:

    Exposição “Carnaval Veneza”

    Acesso gratuito

    Data: de 27 de fevereiro a 30 de março

    Local: Praça Central – RibeirãoShopping

    Horário de visitação: Segunda a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.