A Ópera rock de Ribeirão Preto, e os lançamentos da semana

José Carlos Pimentel comenta sobre os lançamentos musicais da semana

Com influência de clássicos como “The Wall” do Pink Floyd e “Tommy” do The Who, a banda de Ribeirão Preto Aldeia Elétrica lançou no último ano “Briaen´s Dream”, seu primeiro disco todo conceitual, uma opera rock que faz jus aos grandes clássicos do rock mundial.

Briaen’s Dream – “A Human History”, é uma Opera rock que conta a história de Briaen, um personagem “não binário” que tenta superar seus conflitos e assumir sua condição.  O disco é dividido em 4 atos: Terra, Fogo, Ar e Água em oito faixas com ilustrações. 

Trata-se de uma narrativa hipotética de superação que serve para qualquer pessoa. As letras relatam uma jornada de autoconhecimento que não descreve fatos, mas o sentimento do protagonista, sua visão e significação do processo, por isso é universal” descreve o guitarrista e vocalista Gui Machado.

A banda denomina-se como “Brazilian New Vintage Rock”, um estilo musical criado pela Aldeia Elétrica para reviver a sonoridade crua e poderosa dos anos 60 e 70. O disco encontra-se disponível em todas as plataformas digitais.

A banda no momento está em estúdio preparando o 2º disco que será lançado em forma de singles em 2022. No dia 26 de novembro temos dois ótimos lançamentos de World Music e Folk Rock:

A artista Floresthá lança seu novo single chamado “Estacionáutica” no dia 26 de novembro em todas as plataformas de música e o videoclipe no seu canal do Youtube (Floresthá).

Esse novo single pontua ainda mais a identidade da artista que mistura uma dramaturgia sonora à composição e sobreposições de vozes, reforçando seu amor pela convergência de linguagens ao criar uma atmosfera caótica quando o assunto é Brasil. Segundo a artista: “Estacionáutica vem da necessidade em retratar o momento e as tristezas pela qual o país passa, como um expurgo ou uma denúncia”.

Floresthá é uma artista ribeirão-pretana que mistura a música e a performance cênica como ferramentas de expressão. Conhecida por esta convergência de linguagens artísticas e sua apresentação em Live Act através de softwares e dispositivos eletrônicos, seu primeiro Ep. intitulado “HABITAT” está sendo lançado no decorrer de 2021 através de singles e videoclipes que dão vida a esta obra formatada desde 2018. A produtora já tem dois singles lançados: “O Que Não Cabe” e “Teto Azul” e o terceiro – “Estacionáutica” – vem como um manifesto à respeito das mazelas que assolam nosso país na atualidade.

O duo de Folk No Recreio lança no próximo dia 26 de novembro o novo single chamado “3 vezes amor”. “3 vezes amor” tem como conceito três relacionamentos românticos que aconteceram com o vocalista Pedro Rubiano.

A letra passa por 3 momentos distintos onde no primeiro momento temos a empolgação e aquele sentimento de amor eterno, no segundo momento o desgaste e o desânimo  que muitas vezes leva ao fim. E no terceiro momento aquele sentimento de arrependimento, onde questiona-se se poderia ter acontecido de outra forma ou até se deveria ter insistido um pouco mais.

No recreio é um duo de Ribeirão Preto- SP formado por Luiz Camata (vocal, guitarra, violão e baixo) e Pedro Rubiano (vocal, violão, ukulele e piano). Sem rótulos específicos, a sonoridade transita entre nuances de folk, rock e pop rock, com canções de violões e vozes marcantes, sempre com cuidado especial com as letras e arranjos.

Últimos Lançamentos Internacionais:

Rod Stewart lançou no dia 12 de Novembro um novo álbum de estúdio intitulado “The Tears of Hercules,  31º disco de sua carreira solo. Com 12 músicas, nove canções são composições próprias do cantor e 3 covers de artistas como Marc Jordan, Johnny Cash, entre outros.

Robert Plant e Alison Krauss retomaram a premiada e bem-sucedida parceria com o lançamento de “Raise The Roof”, o primeiro álbum colaborativo dos artistas em mais de 14 anos. O disco já está disponível nas plataformas.