19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto será lançada oficialmente dia 8 de maio

Nesta edição, o tema será ”Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de desenvolvimento Sustentável”.

Ao todo serão 337 atividades culturais com nomes que são referências nas esferas literária, educacional e cultural e participam de salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias.

O tema apresenta uma pauta relacionada à agenda desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015. Trata-se de um plano de ação fundamentado em 17 objetivos criados para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Busca também fortalecer a paz universal com mais liberdade.

Segundo a ONU, por meio destes objetivos, há um reconhecimento de que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Como em todos os anos, a Feira faz homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. O autor homenageado será o escritor Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infanto-juvenil é Heloisa Pietro; autor local, Gilberto Abreu; professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy e o patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

O evento de lançamento será aberto ao público (com entrada sujeita à lotação de espaço) e inicia a contagem regressiva para a Feira, que acontece de 9 a 16 de junho.