Futebol | Doria libera a volta dos times aos treinos e Botafogo espera prefeitura

Aval foi dado pelo Comitê de Contingência de Coronavírus em São Paulo

Foto: Pixabay

O Governo de São Paulo liberou, através do governador João Dória, a volta dos treinos de futebol para os clubes do estado, que estão parados desde a paralisação do Campeonato Paulista, que ocorreu no dia 18 de março. Em Ribeirão Preto, o Botafogo, que integra a elite paulista, ainda não sabe se irá treinar em Ribeirão ou se terá que treinar em cidades da região. 

O aval para a liberação foi concedido pelo Comitê de Contingência de Coronavírus de São Paulo, que analisou o protocolo encaminhado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) na última semana. A decisão final pertenceu ao governador João Dória, que concordou com o protocolo  e deve assinar nesta quarta-feira (17).

Os clubes agora precisarão seguir as etapas e recomendações que o documento que explica a retomada exige. Os principais fatos a serem seguidos incluem, na ordem, testagem, educação e conscientização, retomada com trabalho individual e proteção e higiene.

Medidas obrigatórias

  • Todos os envolvidos nos treinamentos (atletas, comissão técnica e demais profissionais) serão testados antes do início das atividades e a cada mudança de fase de treinos. 
  • É obrigatório o uso de máscaras a todos, exceto aos atletas apenas durante as atividades físicas.
  • Haverá processo constante de educação e reforço sobre as medidas de prevenção à doença a todos os profissionais. 
  • A retomada dos treinos respeitará as recomendações de distanciamento físico, iniciando com trabalhos individuais, ao ar livre.
  • Profissionais deverão ter equipamentos de hidratação individuais.
  • Todos envolvidos nos treinamentos deverão manter rotina apenas de casa-treino-casa, mantendo o isolamento social como premissa.

Previsão para a volta

No primeiro instante, os times realizarão testes para a Covid-19 em todos os funcionários, jogadores e membros da comissão técnica que frequentam os ambientes de treino. Após um intervalo de 48h a 72h, quando os resultados saírem, os profissionais com exames negativos poderão iniciar as atividades.

Ainda não existe uma previsão para a volta dos jogos oficiais. Entretanto, existe uma estimativa criada em cima da pré-temporada, que está prevista para a duração de 20 dias, voltando os campeonatos logo em seguida, se tudo correr como o esperado.

Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, o Botafogo Futebol SA irá testar um total de 85 funcionários, envolvendo comissão técnica, jogadores e outros funcionários, que atuam junto no período de treino. O mesmo deve acontecer com o Comercial, e outros clubes da região.

Um pedido de nota foi realizado para a Prefeitura de Ribeirão Preto a respeito do uso de estádios e se o fato da classificação no grupo 1 do Plano São Paulo do Governo Estadual, mas a mesma não se manifestou, até o momento.

Contém infirmações de Uol.