Duarte Nogueira ameaça fechar novamente o comércio se aglomerações continuarem

"Se continuar todo mundo na rua, bem provavelmente, vamos ter que regredir", alertou.

Calçadão com aglomeração no primeiro dia de reabertura do comércio em Ribeirão Preto - foto: Redes sociais
Continua depois da publicidade

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), afirmou durante uma transmissão ao vivo realizada na segunda-feira (1°), que, caso seja necessário, o comércio na cidade será fechado novamente devido o risco alto de disseminação do coronavírus.

O anúncio foi feito após a reabertura do comércio na cidade, depois de três meses de isolamento social, aproximadamente. A flexibilização da quarentena estabelecida pelo governo estadual gerou aglomeração no centro da cidade, onde grande parte da população presente estava sem máscara, que é de uso obrigatório.

“A manutenção gradativa da fase dois, que estamos agora, para a dois, três, quatro e cinco só vai depender de cada um de nós. A prefeitura, governo do Estado ou qualquer força pública no mundo não tem condições de colocar um fiscal ao lado de cada pessoa. Essa responsabilidade coletiva pertence a cada um de nós, independente da idade ou local de moradia”, disse Nogueira.

Ainda segundo o prefeito, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Fiscalização Geral atuaram para que os comerciantes seguissem as regras impostas pelo decreto municipal para a reabertura.

A GCM atendeu duas ocorrências de descumprimento das regras estabelecidas, enquanto a Fiscalização Geral vistoriou, durante as quatro horas permitidas para funcionamento, 38 estabelecimentos, sendo cinco por descumprimento das medidas sanitárias. “Se continuar todo mundo na rua, bem provavelmente, vamos ter que regredir”, completou.

Horários de funcionamento

Comércio de rua: de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 16h, e das 10h às 14h no sábado.

Shoppings: de segunda-feira a sábado, das 16h às 20h

Escritórios: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 13h

Atividade imobiliária e serviços: segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 13h

Concessionárias e revenda de veículos: de segunda-feira a sexta-feira das 12h às 16h e sábados das 10h às 14h.

*De acordo com o alvará de funcionamento, a capacidade de lotação dos estabelecimentos deverá ser 20%. 

Nenhuma postagem para exibir