Vídeo | Ribeirão começa a receber mais de mil presos na saidinha de Natal

Ônibus com detentos começaram a chegar à cidade nesta terça (22); criminosos ficarão mais tempo nas ruas neste ano

Pelo menos 1,2 mil presos devem passar as festas de fim de ano em Ribeirão Preto. E os visitantes já começam a chegar à cidade. Durante toda a terça-feira (22), houve registro de ônibus nos quais os detentos foram trazidos à cidade. Eles desembarcaram na região central da cidade e, em muitos casos, foram recebidos por parentes.

Vale lembrar que, no ano passado, dos 1.331 condenados que cumpriam pena em unidades prisionais da região de Ribeirão que tiveram o direito à saidinha concedido, pelo menos 3% não retornaram até o dia 2 de janeiro. Foram 41 criminosos que aproveitaram o benefício e para fugir.

Em São Paulo, neste ano, a saidinha está maior. Em 2020 os presos tinham que voltar em 2 de janeiro, mas, neste ano, a saída foi autorizada até o dia 5 de janeiro de 2021 para detentos que cumprem o regime semiaberto.  A saidinha, como é chamada, tinha sido interrompida por causa da pandemia do novo coronavírus.

Regras

A Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo informou, no entanto, que cumpre a determinação e enviou às unidades regionais do Departamento Estadual de Execução Criminal uma lista com informações sobre 33.563 presos que poderiam ser beneficiados.

Presos em saidinha de Natal – Foto: Agência Brasil

“Caberá ao Judiciário a análise individual de cada caso. Em função da crise de saúde pública, os custodiados estão recebendo orientações sobre as medidas de enfrentamento da pandemia, especialmente quanto aos cuidados na higienização e no distanciamento. No retorno, serão submetidos a um período de isolamento, visando ao monitoramento das condições de saúde”, informou a Pasta.