Vídeo | Queimadas voltam a atormentar Ribeirão

Moradores registraram estragos causados por incêndios na região durante o final de semana; recomendações são para que população evite exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais quentes do dia e utilize técnicas para umidificar o ar

Com umidade do ar na casa dos 18%, Ribeirão segue muito abaixo dos 50% recomendado pela Organização Mundial da Saúde Foto: Rede social

Com o avanço da temporada de seca, Ribeirão Preto voltou a registrar queimadas pela região. Somente neste sábado (14), um incêndio de grandes proporções atingiu uma área da rodovia Abrão Assed. Na manhã desta segunda-feira (16), moradores usaram as redes sociais para se queixar do aumento e dos casos de incêndio. 

“É um absurdo, o clima já está péssimo e esses idiotas fazendo queimada. Tenha paciência. Tem que ser preso”, escreveu Luciana Sembeneli. “Está irrespirável o ar do amanhecer”, reclamou Fernanda Ripamonte. 

Moradores também registraram o estrago causado pela fuligem, em decorrência dos incêndios, que têm invadido as casas da região. Veja: 

Em outro vídeo, enviado ao programa Thathi Repórter, na manhã desta segunda (16), um morador do bairro Vila Tibério relata que sua casa amanheceu completamente suja devido aos incêndios. “Olha a situação da minha casa. Tem queimada para todos os lados”, disse. 

Cuidado

Com umidade do ar na casa dos 18%, de acordo com a plataforma Climatempo,  Ribeirão segue muito abaixo dos 50% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como o ideal para a saúde humana. Com a seca, a Defesa Civil emitiu alerta sobre o risco de incêndios florestais na região. “Evite Queimadas, não jogue bituca de cigarros na mata”, diz o comunicado.

Para evitar problemas de saúde neste período, a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo recomenda a ingestão de bastante líquidos e também para que população evite fazer exercícios físicos entre as 10h e às 17h, quando o sol está mais quente. Além disso, é possível melhorar a umidade do ar deixando um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir. 

Outra dica é lavar as narinas com soro fisiológico e manter os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira. Assim como evitar frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas, como shopping centers, supermercados e cinemas.

Nenhuma postagem para exibir