Vereador inclui profissionais da limpeza urbana como grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19

Parlamentar solicita ao Executivo que profissionais da categoria de limpeza e saneamento urbano sejam inseridos como prioritários

Foto: Thaisa Coroado
Continua depois da publicidade

Foi aprovada a indicação, de autoria do vereador Matheus Moreno (MDB), que sugere ao Executivo Municipal a definição dos novos grupos prioritários do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 sejam incluídos profissionais da limpeza e saneamento urbano como garis, coletores de lixo e recicladores, operadores de manutenção da rede de tratamento de água e esgoto e profissionais da Assistência Social, que desenvolvem serviços essenciais na cidade.

A indicação foi protocolada e aprovada em Plenário, e está sendo encaminhada à Prefeitura, na expectativa de que sensibilize as autoridades municipais quanto a sua necessidade e viabilidade.

“Entendemos que as categorias indicadas não pararam de trabalhar e tiveram suas atribuições mantidas, pelo caráter de atividade essencial, e por estarem na linha de frente têm contato com usuários em geral e com materiais que podem estar contaminados, o que amplia o risco de contaminação pela Covid, justificando e indicando o seu merecimento na linha de priorização do acesso à vacinação”, defende o vereador Matheus Moreno.

A imunização contra a Covid-19 teve início em Ribeirão Preto no dia 21 de janeiro, inicialmente priorizando profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia e idosos atendidos por asilos, seguida por profissionais liberais da área da saúde. Atualmente estão sendo vacinados idosos acima de 85 anos. Neste momento é discutida a definição dos próximos grupos que serão prioritários neste processo de imunização capaz de impedir a circulação do Coronavírus.

Nenhuma postagem para exibir