Trending Thathi | CPI dos Sertanejos e amistoso da Seleção Brasileira movimentam as redes sociais

Coluna traz ao portal de notícias do Grupo Thathi os assuntos que foram mais comentados por internautas nesta semana

Corpo de Bombeiros atua no resgate da população ; Foto: Divulgação/CBM-PE

Mais uma semana se encerra e aqui estamos novamente para trazer os assuntos que mais bombaram nas redes sociais. Desta vez, os temas variam desde um desastre natural, que atingiu Pernambuco, até a recomendação feita pelo Comitê Científico do Coronavírus no estado de São Paulo para o retorno do uso das máscaras em locais fechados. Abaixo, confira um resumo de cada tópico: 

Desastre em Pernambuco

Começo os assuntos mais comentados da semana com uma tragédia natural que atinge o estado de Pernambuco desde a semana passada. De acordo com a Defesa Civil, até o fechamento deste texto, 128 pessoas morreram em decorrência do deslizamento de terra e enchentes que assolam o estado nordestino. O número de desaparecidos é incerto, e a situação é lamentável. Até o momento, o desastre deixou 9.302 pessoas desabrigadas e 34 cidades em situação de emergência.

CPI dos Sertanejos

Cantor Zé Neto durante apresentação ; foto: Rede social

Uma declaração do cantor Zé Neto durante um show em Sorriso, no Mato Grosso, vem abalando, desde o dia 13 de  maio, o mundo milionário dos cantores sertanejos. Após o artista alfinetar a cantora carioca Anitta e a Lei Rouanet, internautas passaram a fazer buscas sobre valores de cachês pagos por prefeituras e órgãos públicos para artistas que se apresentam em shows municipais por todo o Brasil. A polêmica acabou incentivando, na quarta-feira (1), a abertura de investigações de contratos supostamente não licitados com valores milionários por parte do Ministério Público de Mato Grosso. Ao todo, 24 municípios serão investigados, e o fim deste caso parece distante. 

Neymar JR e Seleção Brasileira

Seleção brasileira durante amistoso contra a Coréia do Sul ; foto: Lucas Figueiredo/CBF

Quinta-feira (2), Neymar JR e companhia deram um show em amistoso contra a seleção da Coréia do Sul. O jogo, que terminou 5×1 para a seleção brasileira, aconteceu no Seul World Cup Stadium, no país sul-coreano, sendo este o penúltimo amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2022, que começa em meados de novembro. O camisa 10 fez 2 gols e foi o destaque do jogo. Além dele, Richarlison, Phillipe Coutinho e Gabriel Jesus também marcaram. Na próxima segunda, a seleção entra em campo novamente para enfrentar o Japão, às 7h20 (horário de Brasília), em Tóquio, capital japonesa.

Argentina x Itália e a Finalíssima

Lionel Messi levanta troféu da ‘Finalíssima’ ; foto: Agência Brasil

 Ainda falando sobre futebol, tivemos também, nesta quarta-feira (1), a ‘Finalíssima’, jogo entre Argentina (atual campeã da Copa América) contra a Itália (atual campeã da Eurocopa). Nossos hermanos se deram melhor e venceram a partida por 3×0, gols que foram marcados por Lautaro Martinez, Ángel Di Maria e Paulo Dybala. O jogo aconteceu no Wembley Stadium, em Londres, e o destaque da partida foi Lionel Messi, que levantou sua segunda taça pela seleção. 

Volta do uso de máscaras em local fechado e nova onda da Covid-19

Paciente recebendo tratamento para Covid-19; foto: Agência Brasil

O Comitê Científico do Coronavírus no estado de São Paulo voltou a recomendar o uso de máscaras em locais fechados. A decisão acontece após um aumento significativo no número de casos. Em Ribeirão Preto, por exemplo, o mês de maio apresentou um aumento de 401% no número de exames positivos em comparação com o mês de abril. Ainda que com menos gravidade do que nas ondas de contágio anteriores, a Covid já representa uma pressão sobre o sistema de saúde da cidade. No final da tarde de sexta-feira (3), a plataforma LeitosCovid.Org apresentou ocupação de 88,89% de ocupação dos leitos de UTI, enquanto os leitos de enfermaria apresentaram taxa de ocupação de 72,73%. 

Nenhuma postagem para exibir