Transerp altera o horário de 39 linhas e passageiro terá que esperar mais no ponto

Segundo a empresa, a adequação foi feita para promover equilíbrio na demanda de passageiros; nos horários de pico serão mantidas a linhas

0
São as águas de março fechando o verão! Depois de muita chuva neste março de 2023, hoje damos adeus ao verão para entrar em uma das...

O usuário do transporte coletivo de Ribeirão Preto deve ser obrigado a esperar mais nos pontos da cidade. Graças a uma mudança autorizada pela Transerp, empresa que gerencia o transporte coletivo em Ribeirão Preto, pelo menos 39 linhas de ônibus serão reduzidas e o tempo de espera será maior, porém, os horários de pico foram mantidos, não havendo exclusão de linhas.

Segundo um estudo feito pelo aplicativo de mobilidade Moovit, o tempo de espera na cidade supera os 20 minutos, tempo superior ao registrado em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo (19 minutos) e Curitiba e Florianópolis (17 minutos). De acordo com a Transerp referentes a maio de 2019, perto de 165 mil pessoas usaram, diariamente, o transporte coletivo.

Entre os usuários, a medida não repercutiu bem. Além do aumento na espera, os passageiros apontam problemas no serviço. “Os terminais são sujos, os ônibus são desconfortáveis e a passagem é cara. Quem quer ou precisa andar de ônibus tem que enfrentar uma série de problemas em Ribeirão”, disse Valter Generoso, 33, programador de sistemas.

Segundo Neuza Maria da Silva, 60, faxineira, que usa o transporte coletivo todos os dias para ir e voltar ao trabalho, a medida irá complicar ainda mais o deslocamento, atrapalhando a rotina. “Saio de casa por volta das 7h e entro às 8h. Se o ônibus demorar mais, vou ter que sair mais cedo de casa”, conta ela, que mora no Parque Ribeirão e trabalha no Centro.

Procurada, a Transerp informou que “a adequação na grade de algumas linhas são para promover equilíbrio na demanda de passageiros, sendo que os horários de pico foram mantidos, não havendo exclusão de linhas”.

Já a ProUrbano, que opera o transporte coletivo na cidade, informou em nota que “as reduções nas linhas foram somente em partidas pontuais, não foi reduzido o número de veículos. O ajuste é um processo natural de qualquer sistema de transporte. Um exemplo é o Bairro Cristo Redentor que surgiu há menos de um ano. Iniciou com três veículos e hoje a linha conta com 12 veículos. É um processo normal de migração de passageiros para determinados bairros e de adequação no número de veículos”.

Motivos

Um dos motivos para o desequilíbrio da demanda, segundo a Transerp, deve-se tanto à gratuidades do transporte coletivo quando a uma baixa utilização do transporte coletivo. Segundo a Transerp, têm direito à gratuidade 67,1 mil, dos quais 44,4 mil são idosos, 13 mil estudantes de escolas públicas, 7,5 mil deficientes e 2 mil acompanhantes.

Vale lembrar que Ribeirão tem uma das maiores frotas de veículos de todo o País, proporcionalmente. De 1997 a 2018, a população saltou de 456.252 para 694.534 pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto o de veículos saltou de 215.043 para 544.914, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran), um aumento de 153%.

Na capital, por exemplo, a cada cem pessoas, 74 possuem um veículo. Em Ribeirão, são 78 veículos para cada cem habitantes.

Análise

Para o engenheiro de tráfego Antonio Enout, a medida vai na contramão da tendência das grandes cidades, que é diminuir o tempo de espera e valorizar o transporte coletivo como alternativa na resolução dos problemas de mobilidade causados pelo trânsito.

“Quando você aumenta o tempo de espera, você incentiva a pessoa a não usar o transporte coletivo. O poder público deveria buscar alternativas não apenas para a diminuição do tempo de espera como do preço da passagem como forma de valorizar o transporte de massa, inclusive pensando em subsídios”, afirma o especialista.

Serviço

Todas as alterações de horários estão disponíveis no site Ritmo Ribeirão. Veja as linhas que tiveram redução na quantidade de viagens ao longo do dia:

101 – Parque Avelino
107 – Sumarezinho
108 – Jardim Presidente Dutra
136 – Castelo Branco / Adão Do Carmo
201 – Quintino ll
205 – Jardim João Rossi
206 – Vila Virgínia
207 – Hospital das Clínicas
208 – Vila Albertina
210 – Simioni
301 – Avelino Palma
302 – Jardim Aeroporto
306 – Jardim Marchesi
308 – Marincek
310 – Quintino / Avelino
320 – Jardim Salgado Filho
360 – Jardim Centenário
37 – Pau D’Alho
373 – Vila Abranches / Ipiranga
380 – Geraldo de Carvalho
401 – Vila Carvalho
406 – Jardim Maria da Graça
407 – Jardim Paulo Gomes
43 – Portal dos Ipês
437 – Castelo Branco / Vila Amélia
45 – Vila do Ipê
460 – Parque Ribeirão
470 – Jardim Paiva
501 – Higienópolis
506 – Jardim Progresso
508 – Jardim Procópio
55 – Royal Park
580 – Jardim Alexandre Balbo
607 – Jardim Eugênio Lopes
608 – Jardim Amália
670 – Jardim Jamil Cury
680 – Jardim Orestes Lopes
708 – Jardim Heitor Rigon
780 – Parque dos Pinus