Terra treme e assusta moradores da zona Oeste de Ribeirão

Instituto de Geofísica da USP analisa se houve um terremoto na cidade; moradores relatam som de explosão

Ribeirão Preto - Foto: Divulgação

Moradores de pelo menos 15 bairros de Ribeirão Preto relataram, na manhã desta quinta-feira (30), terem ouvido um grande estrondo, seguido por tremores sísmicos. Os bairros ficam localizados nas zonas Oeste e Norte da cidade.

A reportagem do Grupo Thathi entrou em contato com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). A instituição confirmou que uma das estações de medição na região, localizada em Bebedouro, captou uma movimentação sísmica às 9h08, mas a instituição ainda não confirmou se o que ocorreu foi um terremoto de pequenas proporções ao não. Os dados ainda estão sendo analisados.

Segundo relato de moradores, o barulho foi similar ao registrado em 17 de junho na zona Oeste da cidade. “Foi um grande estrondo, depois tremeu tudo”, contou o comerciante Mario Bueno, 35, morador no Jardim Diva Tarlá. “Parecia um trovão dos fortes, mas mais forte ainda”, conta.

Sem perigo

Segundo José Roberto Barbosa, analista do IAG, a população não precisa se preocupar com o tremor, ainda que seja confirmado como um terremoto de pequenas proporções. “Geralmente assusta um pouco as pessoas, mas não causa danos nem coloca as pessoas em risco”, disse.

Procurado, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e o controle de tráfego aéreo da cidade informaram que não receberam qualquer chamado sobre o assunto.

Nenhuma postagem para exibir