Sussuarana é flagrada na zona urbana de Bonfim Paulista

Para biólogo, presença do animal sugere recuperação do meio ambiente; animal fugiu

Onça parda, a chamada sussuarana - Foto: Divulgação
Continua depois da publicidade

Moradores de Bonfim Paulista se surpreenderam, na manhã desta terça-feira (16), com a aparição de uma onça suçuarana, também chamada de onça parda. O animal foi flagrado por um homem que passava pelo local e registrou o momento. As imagens viralizaram nas redes sociais.

No vídeo, a onça aparece correndo nos arredores do condomínio Royal Park, região cercada por áreas verdes e com proximidades de algumas matas.

Apesar do susto, não há registros de que onça tenha se aproximado de algum morador. Sabe-se que o aparecimento do animal durante o dia é um evento raro, visto que esses felinos possuem hábitos noturnos.

A sussuarana é o segundo maior carnívoro do Brasil, perdendo apenas para a onça pintada. Ela ocorre em todo o país, mas seu número tem diminuído consideravelmente nas últimas décadas devido à degradação do meio ambiente, especialmente em estados mais urbanos, como São Paulo.

Análise

A presença da onça na região pode ser interpretada de duas formas, segundo o biólogo Carlos Estevam, 45. A parte boa é que, sob o ponto de vista ecológico, o animal é topo de cadeia, ou seja, se alimenta de outros bichos menores. A presença da onça indica que o ambiente da região tem a presença desses animais.

“A presença da onça significa que existe uma grande quantidade de animais de porte inferior, ou seja, que a natureza está se recuperando”, declara.

Por outro lado, o fato de a onça ter adentrado um ambiente predominantemente urbano pode indicar, também um momento de escassez de alimentos nas áreas naturais. “Nesse sentido, serve também como sinal de alerta”, conta.

Nenhuma postagem para exibir