Ribeirão receberá estudo sobre o uso de gás natural no transporte público

As analises serão feitas no Superlab e os resultados serão compartilhados com a Prefeitura

Foto: Divulgação/ Prefeitura

Um estudo sobre os impactos da utilização do gás natural no transporte público de Ribeirão será sediado no Superlab, um laboratório de inovação aberta, inaugurado nesta segunda-feira (9) na cidade. O local fica localizado no Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto.

O projeto tem por objetivo analisar a aplicação do gás natural e o biometano como combustível de transição energética e será fomentado pela GasBrasiliano em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), e executado pela Consulgas.

O resultado do estudo será a comparado com as alternativas de abastecimento existentes e as que estão sendo testadas. Entrarão nas análises também um relatório de impacto nas contas públicas, nas tarifas e no meio ambiente.

A tecnologia empregada nos veículos a gás natural veicular (GNV) e biometano, utilizados no estudo, já atende à norma Euro 6 que será exigida a partir de 2023. A conclusão será compartilhada com a Prefeitura com o objetivo de contribuir para a tomada de decisão em relação à revisão da estratégia de matriz energética municipal e ao PMOB (Plano de Mobilidade Urbana). Para a distribuidora, o estudo contribuirá para alavancar a inserção do gás natural e do biometano no segmento de frotas pesadas.

“A busca por alternativas energéticas que visem a redução de impactos ambientais e garantam competitividade e eficiência aos setores econômicos será uma pauta cada vez mais importante. Acreditamos que o GaBih, através deste estudo e de outros projetos que virão, será fundamental para o avanço nessa caminhada”, explica Alex Gasparetto, diretor-presidente da GasBrasiliano.

Nenhuma postagem para exibir