Ribeirão lança projeto de leitura para idosos

Todos os grupos e seus participantes terão acesso a uma biblioteca digital de e-books, equipada com um acervo de 30.000 obras de literatura, uma biblioteca sonora com 2.000

Lançamento do projeto Clube do Livro 6.0 Imagem: Prefeitura

O projeto Clube do Livro 6.0 foi lançado, nesta-terça-feira (8), em Ribeirão Preto e implantará 15 turmas de leitura para idosos de até dez membros. A iniciativa faz parte de uma parceira entre o Conselho Municipal do Idoso e o Observatório do Livro.

Todos os grupos e seus participantes terão acesso a uma biblioteca digital de e-books, equipada com um acervo de 30.000 obras de literatura, uma biblioteca sonora com 2.000 peças e 30 lives do programa Sessão de Biblioterapia, exibido ao vivo pela internet e disponibilizado na plataforma YouTube para consumo a qualquer momento.

Os encontros acontecerão on-line, semanalmente e serão orientados por uma mediadora ou mediador para conversar sobre os livros lidos. Poderão também ocorrer de forma presencial, mediante autorização das autoridades sanitárias em função das restrições e medidas de isolamento social necessárias para enfrentar a pandemia de Covid-19.

Essas atividades terão, em média, uma hora de duração, da qual a primeira parte será destinada à leitura de textos literários, e a segunda à discussão em grupo, articulada segundo as interpretações e experiências pessoais dos membros.

No formato on-line, a transmissão das sessões será realizada ao vivo pelas mediadoras ou mediadores de leitura, a partir de suas residências, por meio de plataformas de videoconferência. Essas atividades serão organizadas em dois segmentos, de acordo com a situação das(os) participantes. Parte dos grupos será composta por membros que se conectarão usando dispositivos eletrônicos a partir de suas próprias casas. Já a outra parte será constituída por pessoas idosas que residem em instituições de longa permanência, que utilizarão dispositivos eletrônicos cedidos pela organização para uso ao longo da duração do projeto.

Serão beneficiadas, diretamente, 275 mulheres e homens com idade acima de 60 anos, integrados a um largo espectro social, residentes em todas as regiões do município.

Nenhuma postagem para exibir