Quentão, pipoca e milho verde: Paróquias de Ribeirão se preparam para o retorno das quermesses

As quermesses estão chegando a todo vapor neste ano e as paróquias se preparam para receber o evento que, finalmente, acontecerá depois de dois anos; interrompido por conta da pandemia da covid-19.

A novidade é o que se chama de “diferencial”. Trata-se da modernidade em relação aos outros anos. “Agora nós estamos fazendo os pagamentos com cartões, que é descontado nas barracas, não tem mais fichas. Ficou mais fácil”, afirma Regina Helena, secretária da paróquia Santa Teresinha Doutora, no bairro da Ribeirânia, zona sul da cidade.

Apesar da saudade das quermesses, as paróquias estão com receio de ver os frequentadores diminuírem. Mas o que se constata não é bem assim: “O movimento está muito bom, recebemos cerca de duas mil pessoas.” explica Regina sobre a quermesse que aconteceu na semana passada.

O receio da falta de público fez com que algumas paróquias diminuíssem os dias do arraial. “Nós reduzimos os dias das quermesses, iremos fazer três dias de festas, até porque nós estamos fazendo uma quermesse experimental”, afirma Juliana Garcia, responsável pela organização da quermesse da paróquia São Paulo Apóstolo, no Jardim Paulista, zona leste da cidade.

Em outras paróquias, o receio não é a falta de público e sim a falta de voluntários para trabalharem nas quermesses. Este caso acontece, por exemplo, com a paróquia São João Batista, no bairro Santa Cruz, zona sul de Ribeirão Preto. “Diminuíram as opções da alimentação, pois estão faltando pessoas para trabalhar”, relata Diego dos Santos, secretário da paróquia.

Com receio ou sem receio, o fato é que elas estão aí, esperando a participação da sociedade, numa das tradições mais queridas do povo brasileiro. As opções são variadas. Confira locais e datas:

Paróquia Matriz de Santa Teresinha Doutora: 

Rua Walter Antunes Campos, s/n – (esquina com Avenida Presidente Kennedy)

Ribeirânia

Dia 03 às 19h e dia 04 de junho às 18h

Paróquia São Paulo Apóstolo:

 Rua José da Silva, 603 – Jardim Paulista

08, 09 e 10 de julho

Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário:

Rua Martinico Prado, 599 Vila Tibério

04, 11, 18 e 25 de junho às 19:30 – 02 e 09 de julho às 19:30

Nenhuma postagem para exibir