Projeto RevelaGov de combate à corrupção é selecionado em desafio da ONU

O projeto ficou entre as 32 iniciativas de 16 países selecionadas pelo Solve Challenge 2019

0

O combate à corrupção em Ribeirão Preto desenvolvido pelo projeto RevelaGov, foi o único brasileiro selecionado no desafio global de impacto social promovido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), no final de setembro. A seleção aconteceu durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

Desenvolvida pela startup Gedanken, o projeto ficou entre as 32 iniciativas de 16 países selecionadas pelo Solve Challenge 2019. Os critérios levados em consideração pelos jurados, são a viabilidade, impacto e uso de novas tecnologias.

O projeto foi um dos oito escolhidos dentro da categoria “inovação orientada à comunidade” ao apresentar uma plataforma que utiliza técnicas de Big Data. São monitorados os gastos públicos por meio de estatísticas e inteligência artificial para fomentar o controle social.

O sistema já mapeou mais de um milhão de indícios de irregularidades em mais de 1,5 mil órgãos municipais do Estado de São Paulo entre 2008 e 2018. Houve o apontamento de gastos sem licitação acima do limite legal e contratação de empresas penalizadas pelo poder público, ou seja, impedidas de concorrer com contratos.

O RevelaGov teve início há mais de 5 anos, foi o projeto de tese de doutorado na USP de Rafael dos Anjos. Foi criado para monitorar e dar transparência ao poder público e mostrar para a população os valores reais. Antes, o cidadão não tinha como comprovar, agora com o sistema isso é possível. 

RevelaGov integrará a comunidade Solve, e com isso parará a receber suporte e mentoria para ampliar a atuação, mediante a disponibilização de ferramentas, treinamento e conexões com investidores internacionais. 

É uma maneira de disponibilizar os dados para a população. “A função é distribuir a informação para o cidadão de forma transparente. Dando a luz do sol para mostrar que a transparência é fundamental”, disse Rafael dos Anjos.