A chuva está próxima, mas temperatura passa dos 40ºC na semana seguinte em Ribeirão

A probabilidade é de que ocorra 8mm de precipitação na cidade

Tempo nublado em Ribeirão Preto - Foto: Lúcio Mendes

Um dia após a data mais quente da semana, Ribeirão contará com a presença de chuva entre a tarde e noite desta quarta-feira (15). A informação consta no boletim meteorológico da plataforma Clima Tempo.

A probabilidade é de que ocorra 8mm de precipitação na cidade. O momento é aguardado desde o mês de agosto, já que os últimos dias de chuva foram registrados na semana do dia 29. Além disso, a semana é marcada por altas temperaturas.

Nesta terça (14), os termômetros chegaram a bater os 38ºC. A umidade relativa do ar, alcançou os 10%. O ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é que fique entre 50% a 80% para seres humanos. Quando o índice está abaixo dos 30%, como é o caso, considera-se situação de perigo.

Isso levou com que ao menos uma casa fosse atingida por queimadas e animais, que estavam sendo criados pelos moradores, por exemplo, porcos e galinhas morressem, após serem consumidos pelas chamas.

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, entretanto não conseguiram evitar que a tragédia acontecesse. Mas não é só. Uma recente onda de calor atingiu a região, na última semana. Isso fez com que crianças da Fundação CASA fossem deslocadas para Ribeirão, Batatais ficassem em meio a uma nuvem de fumaça e empreendimentos fossem atingidos pelas chamas. 

Como desdobramento, uma cidade mineira perdeu mais de 1,5 toneladas de peixe, em São José da Bela Vista. Os animais ficaram boiando nas águas, conhecidas como Lagoinha, um cartão postal do município. 

Neste dia 15, as temperaturas atingem os 36ºC e a umidade relativa do ar bate os 16%. Só que há um otimismo com os indicadores de chuva,. Já que a possibilidade está em 90%. E os indicadores, bem como queimadas, podem melhorar. Mas o clima quente promete não dar trégua.

Isso porque, no dia 21, a máxima pode chegar aos 40ºC e, na data seguinte bater os 41ºC. Entretanto, para aliviar, um dia depois, há 67% de possibilidade de chover. 

Nenhuma postagem para exibir