Prefeitura de Dumont abre inscrições para escolha do hino da cidade

As inscrições podem ser feitas nos dias 26 de agosto a 27 de setembro; qualquer pessoa pode participar do concurso

Prefeitura Municipal de Dumont quer escolher o hino da cidade por meio de concurso. Foto: Pixabay

A Prefeitura Municipal de Dumont abriu inscrições para um concurso inusitado: irá escolher, através de licitação, o hino da cidade. O vencedor da obra receberá R$ 2 mil em dinheiro, além de troféu e certificado. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas nos dias 26 de agosto a 27 de setembro. Mais informações no site.

Podem participar do processo qualquer pessoa, desde que com idade mínima de 18 anos. Cada concorrente poderá inscrever apenas um trabalho, que deve ser composto de letra e música.

De acordo com a administração, a medida é necessária para fortalecer o senso de cidadania dos habitantes da cidade. “A criação de um Hino irá fortalecer os laços culturais entre os munícipes e a história, somando-se aos demais símbolos do município como a bandeira e o brasão municipal de Dumont”, disse a administração, na justificativa do projeto.

A letra do hino, entretanto, deve seguir algumas regras. “Não deverão ser feitas alusões a brasileiros vivos nem referências político-partidárias, religiosas ou que digam à respeito a outras nações ou personalidades estrangeiras, vivas ou mortas”, ressalta a prefeitura, que informou, ainda, que o hino deverá ter no máximo três minutos de duração.

Ritmo

Além disso, a melodia também tem restrições. “A expressão musical do Hino deverá ser revestida de caráter vibrante, vigoroso, com melodia e ritmos fluentes, acessíveis a qualquer tipo de assembleia, para a dinamização das potencialidades individuais e grupais. Em suma: para que o povo cante”.

A Comissão Organizadora será composta por três servidores do município ligados à Secretaria de Turismo, Lazer e Cultura, um técnico musical, dois professores, um com habilitação em história e outro com habilitação em letras.

Nenhuma postagem para exibir