Prefeitura autoriza remoção de figueira da Francisco Schimidt após frequentes incêndios

A informação foi confirmada pela administração, por meio de nota, nesta terça-feira (17)

Figueira pega fogo novamente nesta sexta (13) Foto: Ed Santos

A Prefeitura autorizou a remoção da figueira localizada na praça Francisco Schimidt, após recorrentes casos de incêndio. A informação foi confirmada pela administração, por meio de nota, nesta terça-feira (17).

Conforme o texto, no primeiro registro de chamas foi feito um estudo, e o intuito era preservar a planta. Contudo, por consequências da frequência nos incidentes, a decisão pela extração foi tomada.

“A Secretaria do Meio Ambiente informou que após o primeiro incêndio na Ficus lástica (Seringueira Falsa) foi feito uma avaliação técnica em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura, com o intuito de preservação do exemplar. Contudo devido a reincidências de fogo no local os danos inviabilizam a permanência do exemplar e por isso será autorizada a extração”, diz o texto.

Na última sexta-feira (13), após dez dias desde a última ocorrência, a figueira novamente pegou fogo. Nas imagens obtidas pelo Grupo Thathi, era possível ver a planta com a base incendiada e na parte de cima a fumaça escapava.

Ao redor havia folhas secas, o que aumentava o risco das chamas se alastrarem. O problema vem sendo relatado frequentemente por moradores. Além disso, a planta corre risco de cair.

Última ocorrência

A árvore registrou o incidente pela última vez nesta segunda-feira (16). Novamente foi necessária a ação do Corpo de Bombeiros para controlar as chamas, mas nenhum suspeito foi identificado.

A Prefeitura trabalha com a hipótese, até o momento, de incêndio criminoso. A administração estuda implantar câmeras para que o problema seja resolvido.

Nenhuma postagem para exibir