Policial militar de Franca consegue salvar menina engasgada com moeda de R$ 0,10

Cabo Rulian foi chamado por familiares e ele realizou técnica de manobra de Heimlich

Policial salvou criança em Franca - Foto: Divukgação

Uma criança ficou engasgada com uma moeda de R$ 0,10 em Franca e foi salva por policial militar. Familiares do cabo, que não estava em serviço, levaram a menina até ele. O fato aconteceu no final de semana e foi oficialmente divulgado pelo 15º Batalhão da Polícia Militar nesta segunda-feira (22).

Para conseguir retirar a moeda, o policial usou uma técnica conhecida como manobra de Heimlich. Nesse tipo de técnica de primeiros socorros para quem sofre asfixia por objeto como comida ou corpo estranho, usa-se as mãos para pressionar o diafragma da pessoa engasgada, provocando tosse forçada, que causa a expulsão o que está engasgando a vítima. O nome é atribuído ao médico dos Estados Unidos Henry Heimlich, que criou o método em 1974.

O cabo conseguiu tirar a moeda da garganta da criança e contornar a angústia da família dela. Logo depois de passado o susto, a menina foi levada para passar por exames em unidade médica de Franca e passa bem.

“O policial militar, cabo PM Rulian, estava de folga em sua residência, quando ouviu grito de socorro vindo de seus familiares, que traziam consigo uma criança engasgada. Imediatamente o policial militar realizou a manobra de Heimlich, a qual possibilitou a retirada de uma moeda de 10 centavos da garganta da criança”, informou nota oficial do 15º Batalhão do Interior.

Como fazer o procedimento:

  1. Posicionar-se por detrás da vítima, envolvendo-a com os braços;
  2. Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar por cima, e posicioná-la na região superior do abdômen, entre o umbigo e o a caixa torácica;
  3. Colocar a outra mão sobre o punho fechado, agarrando-o firmemente;
  4. Puxar com força ambas as mãos para dentro e para cima. Caso essa região seja de difícil acesso, como pode acontecer em obesos ou gestantes nas últimas semanas, uma opção é localizar as mãos sobre o tórax;
  5. Repetir a manobra por até 5 vezes seguidas, observando se o objeto foi expelido e se a vítima respira.

Fonte: F3noticias

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS